Ícone do site Jornal da Chapada

Salvador: Batalhão de Polícia Turística recebe mais 138 PMs e ampliação

foto5
Os policiais também foram qualificados para trabalharem em receptivo | FOTO: Elói Corrêa/GOVBA |

Os 138 oficiais e praças que se formaram no Curso de Policiamento Turístico do Batalhão Especializado de Polícia Turística (Beptur), na última sexta-feira (11), já estão a serviço da população, reforçando a segurança nos principais pontos turísticos de Salvador. A cerimônia de formatura aconteceu na antiga Faculdade de Medicina, no Pelourinho, em Salvador, com a presença do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Anselmo Brandão, e de representantes das secretarias estaduais do Turismo (Setur) e da Segurança Pública (SSP), além do trade turístico.

Os policiais também foram qualificados para trabalharem em receptivo, garantindo o bem-estar dos visitantes em locais como o Elevador Lacerda, Dique do Tororó, Centro Histórico, Mercado Modelo, Porto de Salvador, Barra, Rio Vermelho, Ondina, Bonfim, aeroporto, entre outros.

Polícia comunitária
Os oficiais e praças fizeram a capacitação por um mês, quanto tiveram aulas de inglês operacional, história dos monumentos da cidade, turismo, cidadania, numa formação que vai além da segurança pública, como explicou o comandante do Beptur, tenente-coronel Josehilton dos Santos. “Este é uma tipo de policiamento especializado, somos uma polícia comunitária, para fazer o trabalho de aproximação, de informação turística. Além de garantir segurança, os policiais estão capacitados para fazer o contato com quem chega ao nosso estado, para receber bem e atender as necessidades desse público”, afirmou.

Criado em maio deste ano, o batalhão já dispõe de 282 policiais militares preparados para atender à capital baiana e ao interior da Bahia, caso necessário. Segundo o comandante-geral da PM, esse tipo de policiamento deve ser expandido de maneira permanente para outros pontos da Bahia. “[…] estamos fazendo isso não só para o turista […]. É um serviço para toda a sociedade”.

Multiplicadores
Na cerimônia de formatura, receberam certificados as terceira e quarta turmas de praças e a primeira de oficiais do Bpetur. São 17 oficiais qualificados para atuar como multiplicadores dos conhecimentos adquiridos, a fim de reforçar o trabalho do batalhão.

Um dos formandos é o subcomandante Beptur, o major Jaime de Freitas Neto, que falou sobre a satisfação de fazer uma formação específica para o trabalho. “Aprendemos, entre outras coisas, o inglês instrumental, informações sobre os pontos turísticos, a história deles e do estado. É uma oportunidade de atender melhor ao turista e ao baiano”, disse.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas