Ícone do site Jornal da Chapada

Ibicoara: Parque onde fica a cachoeira do Buracão será reaberto nesta segunda; entenda o fechamento

foto5
Medida preventiva foi para proteger a Unidade de Conservação e a cachoeira do Buracão, uma das mais visitadas da região | FOTO: Jornal da Chapada |

O Parque Natural Municipal do Espalhado, onde fica a cachoeira do Buracão, em Ibicoara, na Chapada Diamantina, será reaberto nesta segunda-feira (14). A informação é da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo do município, que emitiu nota neste domingo (13). De acordo com o informe, que pode ser conferido na íntegra aqui, a titular da pasta Tatiana Viana Portela Neves aponta que a interdição aconteceu depois que a equipe de monitoramento aéreo e Grupo Operacional fizeram um relato da situação atual de controle do fogo em áreas prioritárias e de ameaça ao parque. “A referida Unidade de Conservação, que encontrava-se temporariamente fechada por medida preventiva, será reaberta à visitação no dia 14 de dezembro de 2015”, aponta a nota.

Ainda na nota, a prefeitura, por meio da secretaria municipal, agradeceu a todos os colaboradores e guias, brigadistas das Associações Bicho do Mato, Radical Chapada e ACVIB, Brigadas PrevFogo/Ibama, ICMBio/PNCD, Guerreiros, Cifa, ao Bahia Sem Fogo, Projeto Semeando Águas no Paraguaçu, Hospedaria camponesa Terramater e aos voluntários das comunidades ameaçadas. “[Todos] estão unidos no combate constante e incansável de modo a proteger os nossos maiores Patrimônios Ambientais, culturais e comunidades de entorno. Solicitamos à compreensão de todo o Trade Turístico e permanecemos em estado de alerta para possíveis intervenções que se fizerem necessárias, visando minimizar os prejuízos ambientais e garantir a integridade física dos turistas aos ambientes naturais”.

Atual situação do fogo em Ibicoara
De acordo com informações enviadas ao Jornal da Chapada, Ibicoara conta atualmente com o apoio do Governo do Estado com dois air tractos e um helicóptero. Essas aeronaves “estão na operação de combate na área do Gerais do Machobongo, onde ainda tem uma linha de fogo, com um efetivo de seis brigadistas do Prevfogo/Ibama, 15 brigadistas voluntários de Ibicoara e membros da comunidade do Baixão/Brejão”. Ainda segundo as informações, o fogo na região do Baixão está controlado, “mas o monitoramento está constante, pois com altas temperaturas e influência do vento pode haver reignição dos focos existentes”.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas