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Bahia: Operação especial com 900 horários extras facilita viagens no feriado de Natal

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A expectativa é que 160 mil pessoas deixem Salvador pelo Terminal Rodoviário | FOTO: Reprodução |

Quem planeja sair de Salvador durante o feriado de Natal terá mais horários de transporte à disposição. Em decorrência da possibilidade do fim de ano prolongado, alguns serviços começam a operar de forma diferenciada a partir desta sexta-feira (18), seguindo assim até janeiro de 2016. As ações servem para quem optar pela viagem em ônibus intermunicipais e interestaduais – a expectativa é que 160 mil pessoas deixem Salvador pelo Terminal Rodoviário – ou pelas embarcações do Sistema Ferry Boat, por onde devem passar 540 mil passageiros e mais de 83 mil veículos.

Muitos soteropolitanos aproveitam a ocasião para sair da capital, realizando viagens de curta ou longa distância. Para atender à crescente demanda desta época são realizadas operações especiais no terminal rodoviário de Salvador, que, desta vez, disponibiliza 900 horários extras, além dos 540 que já funcionam diariamente. Caso haja necessidade, o número pode ser ampliada, de acordo com o coordenador de fiscalização da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos da Bahia (Agerba), Abdul-Ramid.

Segundo ele, é essencial que os baianos e turistas evitem o transporte clandestino, pois oferecem riscos aos usuários. Esses veículos, muitas vezes, são irregulares e não passaram pela devida vistoria. Entre os destinos mais procurados na rodoviária estão Porto Seguro (extremo sul), Itacaré, Ilhéus, Itabuna (sul), Vitória da Conquista (sudoeste), Barreiras (oeste), Juazeiro (norte) e Chapada Diamantina, além de municípios da Região Metropolitana de Salvador (RMS) e do Recôncavo.

Ferry Boat e Terminal Náutico
A Internacional Travessias Salvador terá esquema especial de funcionamento para o período das festas de fim de ano, entre o próximo a 4 de janeiro. Além de contar com saídas nos horários convencionais (de hora em hora), baianos e turistas terão à disposição horários alternativos. Viagens extras irão ocorrer sempre que a demanda aumentar. Além disso, as embarcações irão rodar 24 horas nas madrugadas – de 23 para 24/12, de 29 para 30/12 e de 30 para 31/12 (a partir do terminal São Joaquim) e de 27 para 28/12, de 2 para 3/01/16 e de 3 para 4/1 (a partir do terminal Bom Despacho), datas que têm previsão de maior fluxo.

Para atender à alta demanda, o serviço Hora Marcada teve um incremento de 1.200 vagas. Somando as vagas convencionais e as extras, ao todo foram oferecidas 13.570 para este período. Atualmente disponível para veículos, a compra da passagem é feita exclusivamente pelo site da empresa, por meio do qual o pagamento pode ser feito nos cartões de débito e crédito.

Para o feriadão foram disponibilizadas 95 vagas por dia de Hora Marcada. Na madrugada de 2 para 3 de janeiro, sentido Bom Despacho/São Joaquim, o sistema oferece um número maior (250 vagas), uma alternativa para quem deseja antecipar o retorno da Ilha de Itaparica, evitando o dia seguinte, quando se espera que a demanda seja grande.

Oito embarcações estarão disponíveis para as travessias – Agenor Gordilho, Dorival Caymmi, Zumbi dos Palmares, Ivete Sangalo, Maria Bethânia, Pinheiro, Rio Paraguaçu e Anna Nery, sendo sete em tráfego e a oitava em stand by, para auxiliar a operação nos momentos de manutenção obrigatória ou de acordo com a necessidade. O volume de passageiros e veículos estimado é 20% maior que o registrado no ano passado.

O sistema Ferry Boat disponibiliza uma Central de Atendimento ao Cliente (CAC), localizada no Terminal São Joaquim, aberta de segunda a sexta, das 8 às 18h, e aos sábados, das 7 às 13h. O serviço também pode ser acionado pelo telefone 71 3032-0475 e cac@internacionaltravessias.com.br. O Terminal Náutico da Bahia, localizado no bairro do Comércio, que faz a ligação Salvador/Mar Grande, contará com 13 lanchas ,que vão operar durante todo o feriado, saindo de 30 em 30 minutos.

Para promover a satisfação dos passageiros, a Agerba irá manter equipes de fiscalização trabalhando em regime de plantão. Em caso de reclamações, os usuários podem procurar os postos da Agência localizados nos terminais rodoviários e a Ouvidoria, pelo número 0800-071-0080. As informações são Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos da Bahia.

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