Ícone do site Jornal da Chapada

Brasil: Distribuidora de energia acredita em melhor cenário energético no ano de 2016

foto5
Há um cenário favorável com a possibilidade do valor na conta de luz diminuir para o consumidor final | FOTO: Reprodução |

A empresa distribuidora do Rio de Janeiro, a Light, indicou que o ciclo de aumento no preço da energia elétrica pode diminuir em 2016. Segundo a presidente da Light, Ana Marta Horta Veloso, há cenário favorável com as possibilidades de chuvas e com isso o valor na conta de luz se refletiria de forma mais branda para o consumidor final.

“A conta de energia, quem define é a Aneel [Agência Nacional de Energia Elétrica]. Tivemos aumento na conta ao longo de 2015 por causa do custo que a Light teve para comprar energia e fornecer aos consumidores. Esperamos, no ano que vem, ter uma energia mais em conta para comprar. E acontecendo isso, certamente a agência reguladora vai repassar para a tarifa dos consumidores. Tudo indica que o cenário da pior hidrologia já passou”, disse à Agência Brasil Ana Marta, recém empossada no cargo.

Entre os fatores que pressionaram o aumento na energia elétrica estão a alta do dólar, que impacta o preço cobrado pela usina de Itaipu, e o uso de usinas termelétricas, a gás ou óleo diesel, mais caras que as hidrelétricas, mas necessárias por causa da falta de chuva nos reservatórios.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas