Ícone do site Jornal da Chapada

Bahia: Casos de microcefalia chegam a 312 em todo o estado

mirco
Dentre os 312 casos, foram notificados dez óbitos | FOTO: Reprodução |

No estado da Bahia, até o último dia 26 de dezembro, foram notificados 312 casos suspeitos de microcefalia com perímetro cefálico menor ou igual a 32 centímetros. Os casos ocorreram em 69 municípios, sendo Salvador o que apresentou o maior número, com 173 casos (55%).

Foram realizados exames comprobatórios de imagem (ultrassonografia transfontanela ou tomografia computadorizada) em 83 pacientes com microcefalia, sendo 66 em Salvador, nove em Lauro de Freitas e oito em Camaçari. Os demais municípios não registraram essas informações até o momento. Do total de exames realizados, 57 (68,7%) apresentavam alterações patológicas do sistema nervoso central.

Dos 66 exames de Salvador, 40 foram ultrassonografias transfontanela (USG), 26 apresentaram alterações compatíveis com microcefalia e 26 tomografias de crânio, com alteração em 22 dessas. Em Camaçari, das oito USG, cinco apresentaram alterações, enquanto em Lauro de Freitas, dos nove exames, quatro evidenciaram imagem compatível com a microcefalia.

Dentre os 312 casos, foram notificados dez óbitos nos municípios de Salvador (2), Itapetinga (1), Olindina (1), Tanhaçu (1), Camaçari (1), Itabuna (1), Campo Formoso (1), Alagoinhas (1) e Crisópolis (1). Todos os casos estão em investigação. Os boletins da Sesab serão divulgados às terças-feiras pela manhã.

Ações do Governo
O governador Rui Costa e o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, se reuniram este mês com os prefeitos dos municípios com maior incidência de zika, chikungunya e dengue para apresentar a campanha estadual e alinhar o fluxo de atendimento dos pacientes.

O Centro de Operações de Emergências em Saúde do Governo da Bahia já funciona há três semanas e tem como objetivo atender às necessidades de produção e atualização de informações sobre o quadro epidemiológico baiano e estabelecimento das medidas de vigilância, controle e atenção. A iniciava é coordenada pela Sesab, que é responsável pelo envio de equipes para auxiliar os municípios na investigação em campo, clínica e laboratorial, bem como o estabelecimento de um plano para controle das microcefalias e redução dos agravos.

Na última quarta-feira (23), o secretário Fábio Vilas-Boas esteve com o ministro da Saúde, Marcelo Castro, e com o secretário nacional de Vigilância em Saúde, Antônio Nardi, entregando nove projetos prioritários para o estado da Bahia, que prevêem um investimento de R$ 47 milhões.

Notificação compulsória
No que se refere aos casos notificados de microcefalia, cabe ressaltar que a suspeita e registro oportuno são fundamentais para desencadear o processo de investigação, visando à identificação das prováveis causas, assim como o acompanhamento da evolução destes casos.

Dessa forma, todos os casos identificados de microcefalia que se enquadram na definição do Ministério da Saúde devem ser comunicados imediatamente (até 24 h) pela equipe do estabelecimento de saúde onde foi realizado diagnóstico, por meio do formulário de notificação e ocorrência de microcefalia disponível na internet.

Diversas ações de pesquisa e desenvolvimento tecnológico estão em curso pelo Governo do Estado para combater o Aedes aegypti. Dentre elas, destaque para o teste rápido para dengue e chikungunya, o caça mosquito, mosquito transgênico, bacillus thuringiensis, wolbachia e repelente com nanotecnologia.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas