Ícone do site Jornal da Chapada

#Turismo: Curta os atrativos da Chapada Diamantina nas férias deste final e início de ano

Há atrações para quase todo tipo de turista | FOTO: Montagem do JC |

Uma região montanhosa, de belezas naturais impressionantes, mais agradáveis aos olhos que estão in loco do que os que admiram apenas por fotos, vídeos ou algo mais tecnológico que os valha. Com a notícia de abertura de todas as trilhas do Parque Nacional da Chapada Diamantina e o fim dos incêndios em toda a região, que conta com mais de 24 municípios, os turistas poderão apreciar a natureza desse local místico localizado no coração da Bahia.

Além da topografia acidentada, pelas caminhadas e estradas será possível acompanhar cursos d’água também belos. É na Chapada onde existem várias nascentes dos rios das bacias dos rios Paraguaçu, Jacuípe e Rio de Contas. Muitas cachoeiras, lagos, lagoas de águas das mais diversas cores são cercadas também por uma vegetação híbrida, traços de cerrado, caatinga, mas também com árvores altas e de folhas maiores.

A Pratinha fica em Iraquara e também é um dos pontos mais visitados por turistas e moradores da região | FOTO: Reprodução/Iraquara-FM |

Quem quer curtir esportes radicais tem na Chapada uma variedade extensa. Essas quedas d’águas e cachoeiras servem de palco para a prática de rapel, por exemplo. É possível praticar, escalada, trekking, mountain bike, tirolesa, entre outras modalidades.

No entanto, isso não quer dizer que não haja possibilidades àqueles que preferem uma viagem mais calma para recompor as energias. Trilhas de menor esforço, participar de eventos culturais ou mesmo fazer um tour gastronômico será também gratificante. Quitutes feitos com jaca, banana e outras frutas, a tradicional pizza na vila do Vale do Capão, são de dar água na boca.

É possível também fazer turismo gastronômico pela Chapada Diamantina e desfrutar de pratos típicos da região | FOTO: Felipe Floresti/UOL |

Antes de comer é uma boa pedida flutuar nas águas da Pratinha e do Poço Azul, fazer canoagem, passeios a cavalo. Se você for do tipo que gosta de conhecer mais sobre a história local do seu destino das férias, há ainda as cidadezinhas históricas da Chapada Diamantina, como Lençóis, com uma agenda cultural sempre cheia.

Conhecer as cidades históricas e seus monumentos arquitetônicos vai fazer o viajante entender um pouco melhor como se formou a vida neste lugar em que predominou a exploração do minério e pedras preciosas. Locais como o antigo casario de Lençóis, as casas de pedras em Andaraí ou o cemitério bizantino em Mucugê são bastante interessantes.

Mas para conhecer mesmo a Chapada Diamantina fica óbvio que apenas um fim de ano é pouco. Afinal, são mais de 20 municípios e cada um com dezenas de atrativos naturais, históricos, turísticos enfim. Então se pensa em saber o que é a Chapada pode se preparar para voltar. Jornal da Chapada com informações do site Pure Viagem.

Confira imagens da Chapada Diamantina:

1 / 119

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas