Ícone do site Jornal da Chapada

Lama da Samarco pode ter chegado no mar do Sul da Bahia; Ibama fará estudos para comprovar

foto5
Entre os locais que a mancha foi identificada estão entre Caravelas, Trancoso e o entorno de Abrolhos | FOTO: Divulgação/Correio 24h |

A lama tóxica proveniente do rompimento da barragem da Samarco em Mariana (Minas Gerais) pode ter chegado ao litoral da Bahia. Essa notícia, entretanto, ainda não é oficial, já que o Ibama fará os testes para saber se a mancha encontrada na região sul do estado, alcançando inclusive a região do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, é de fato oriunda de produtos químicos. Na noite desta quinta-feira (7), o site da Agência Brasil publicou texto com uma entrevista da presidente do Ibama, Marilene Ramos. De acordo com a matéria, sobrevoos feitos pelo órgão identificaram uma mancha em praias da região mencionada. Entre os locais, em que a mancha foi avistada, estão Caravelas, Trancoso e o entorno de Abrolhos.

Leia também:
Bahia: Após sobrevoos, Sema aguarda análise sobre possíveis resíduos de lama em Abrolhos
Fotos: Sobrevoo no litoral baiano não identifica sedimento de acidente ambiental em Mariana

De acordo com a presidente do Ibama, os ventos fortes acabaram impulsionando a mancha, que seguia para o litoral sul do Espírito Santo, mas também passou a se espraiar no sentido norte. “Hoje fizemos um sobrevoo na região das praias do sul da Bahia e do Parque de Abrolhos e já registramos a presença de material, de uma lama, que pelo aspecto visual, pela forma que foi avistada, tudo indica que seja a própria mancha, bastante diluída, que está se estendendo ao longo do litoral do Espírito Santo”, afirmou Ramos à Agência Brasil.

Ainda conforme o texto do site, “a Samarco foi notificada para coletar amostrar do norte de Abrolhos até a foz do Rio Doce para identificar a origem da mancha no local. Em cerca de dez dias, o resultado deve ser conhecido, mas a expectativa, de acordo com os técnicos já viram, é de que se trate realmente do material vindo de Mariana”.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas