Ícone do site Jornal da Chapada

Previsão de tempo chuvoso na Chapada Diamantina para este final de semana

foto5
O município de Piatã, na Chapada Diamantina, deve registrar a menor temperatura no final de semana, 18°C | FOTO: Reprodução/Tayne Luz |

A frente fria que chegou à Bahia no início da semana continua avançando para o Oceano Atlântico, ou seja, segue se afastando do Estado. Mesmo assim, ainda deve influenciar o tempo nos próximos dias, principalmente, na faixa centro-leste, onde manterá o céu encoberto e chuvoso. Além disso, o calor (típico do verão), somado à umidade que vem do Oceano, pode contribuir para intensificar essas chuvas, sobretudo, nas regiões do Recôncavo e Nordeste.

Para as regiões da Chapada Diamantina e Sudoeste, onde as temperaturas permanecem mais amenas, o predomínio também será de tempo chuvoso. No entanto, é a umidade vinda da região Amazônica que mais deve influenciar essas chuvas. O município de Piatã, na Chapada Diamantina, deve registrar a menor temperatura no final de semana, 18°C.

Nas regiões Norte, Oeste e São Francisco, onde estão previstas as temperaturas mais elevadas do Estado (máximas de até 38°C), essa mesma umidade também será a responsável pelas chuvas nessas regiões. É importante ressaltar que, essa combinação de temperatura e umidade elevadas aumenta as chances de chuvas, normalmente, acompanhadas de trovoadas, podendo ocorrer com mais frequência no final da tarde e durante a noite.

Imagem divulgada pelo Inema aponta a previsão de IUV e de temperaturas por cidades | FOTO: Reprodução/Inema |

Salvador
Para a cidade de Salvador e região metropolitana, onde as temperaturas continuam elevadas (com máximas de até 32°C), o predomínio é de céu nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas a qualquer hora do dia.

Maré
Para o período entre os dias 08 (sexta-feira) e 10 (domingo), a maré deverá atingir sua altura máxima entre às 05h e às 07h e entre às 17h e às 19h, com valores variando de 1,7 a 2,6 metros. Já as alturas mínimas deverão ser registradas no período entre a 11h e às 13h e entre às 23h e à 01h (do dia seguinte), com valores variando de 0,3 a 0,8 metro. As ondas previstas para esse período deverão ter agitação de moderada a fraca, com altura máxima em torno de 2,5 metros.

Mapas de previsão de precipitação para o final de semana | FOTO: Reprodução/Inema |

Índice de Radiação Ultravioleta
Uma das características da estação do verão é a elevação na incidência da radiação solar e, consequentemente, dos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s), a exemplo dos que estão previstos para o período entre os dias 08 (sexta-feira) e 10 (domingo), quando os IUV’s deverão variar de 13 a 14.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estes Índices estão classificados na categoria “Extrema”, o que requer cuidados quanto à exposição prolongados a radiação solar, principalmente, nos horários das 10 às 16h quando os efeitos danosos a saúde são maiores. Assim, recomenda-se o uso de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, o que poderá contribuir para minimizar tais danos.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas