Ícone do site Jornal da Chapada

Chesf inicia teste para redução da vazão mínima do reservatório de Sobradinho

O volume útil de água registrou neste mês 62,61% do total | FOTO: Vinícius Santana |

foto5
A redução da vazão, definida na última terça-feira (5), é necessária para que o volume de água na barragem não chegue a zero | FOTO: Vinícius de Santana |

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) iniciou na quinta-feira (7) os testes para redução gradual da vazão mínima do reservatório da Hidrelétrica de Sobradinho (BA) para o Rio São Francisco. Desde o início da manhã, o volume de água que sai do reservatório está em 850 metros cúbicos por segundo (m³/s), índice que será mantido até o próximo dia 13. A partir do dia 14, a vazão deve passar para 800 m³/s.

A redução da vazão, definida na última terça-feira (5), é necessária para que o volume de água na barragem não chegue a zero, o que prejudicaria a geração de energia na região. De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o reservatório da Usina Hidrelétrica de Sobradinho está em 2,06% de sua capacidade máxima.

O volume de água que sai do reservatório de Sobradinho em direção à foz do Rio São Francisco vem sendo modificado nos últimos anos por causa da falta de chuvas na região. A vazão mínima do reservatório é de 1.300 m³/s, mas já foi reduzida, a pedido do ONS, para 1.100 m³/s, depois para 1.000 m³/s e, em junho, passou para 900 m³/s. Da Agência Brasil.

Sair da versão mobile