Ícone do site Jornal da Chapada

Tempo pode fechar na Chapada Diamantina com chuvas mais intensas

foto5
As chuvas deverão ocorrer em áreas isoladas | FOTO: Blog Perambulando na Trilha |

Uma frente fria que está avançando pelo Sudeste brasileiro deverá enfraquecer a massa de ar quente e seco que voltou a atuar em grande parte da Bahia. Com isso, a nebulosidade deve aumentar em todo o Estado, assim como, as chances de ocorrer chuvas. Além dessa frente fria, a combinação entre o calor e a umidade vinda da região Amazônica e do Oceano Atlântico deverá intensificar essas chuvas em algumas regiões, a exemplo do Oeste, São Francisco, Sudoeste e Sul.

Nas regiões da Chapada Diamantina e Norte, também não se descarta a possibilidade de chuvas mais intensas. No entanto, as chuvas deverão ocorrer em áreas isoladas. Por outro lado, nas regiões do Recôncavo e Nordeste, a massa de ar quente e seco ainda deve predominar nos próximos dias. Ainda assim, a umidade vinda do Oceano poderá contribuir para a formação de nuvens e, consequentemente, a ocorrência de chuvas fracas.

Mesmo com essa previsão de céu encoberto e chuvoso, as temperaturas continuam elevadas em todas as regiões do Estado. No entanto, os maiores índices são esperados para o Oeste e São Francisco, aumentando, assim, a possibilidade de também ocorrer trovoadas nessas áreas da Bahia.

Salvador
Para a cidade de Salvador e região metropolitana, o calor e os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico continuam predominando nos próximos dias, o que deverão manter o céu nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas. Com temperaturas típicas de verão (mínimas de 24°C e máximas de 33°C) essas chuvas poderão ocorrer a qualquer hora do dia. Entretanto, é durante a noite e nas primeiras horas da manhã quando estas serão mais frequentes.

Uma das características da estação do verão é a elevação na incidência da radiação solar e, consequentemente, dos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s), a exemplo dos que estão previstos para os dias 13 (quarta-feira) e 14 (quinta-feira), quando os IUV’s deverão variar de 13 a 14.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estes Índices estão classificados na categoria “Extrema”, o que requer cuidados quanto à exposição prolongados a radiação solar, principalmente, nos horários das 10 às 16h quando os efeitos danosos a saúde são maiores. Assim, recomenda-se o uso de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, o que poderá contribuir para minimizar tais danos.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas