Ícone do site Jornal da Chapada

Chuvas modificam paisagem na Chapada Diamantina; barragem transborda em Jussiape

foto5
A Barragem Duas Ilhas fica no município de Jussiape, na Chapada Diamantina | FOTO: Reprodução/Fuzuê Comunicação |

Apesar de apagar o fogo que queimou por meses a vegetação da Chapada Diamantina, a chuva volumosa de mais de 200 milímetros que caiu na região na última semana provocou o transbordamento de rios, córregos e barragens. O nível do Rio de Contas, que tem sua nascente na Serra da Tromba, entre os municípios de Piatã e Rio de Contas, subiu vertiginosamente.

Por conta disso, a Barragem Duas Ilhas, no município de Jussiape, que teve sua capacidade aumentada em alguns centímetros, por conta de uma intervenção feita por agricultores locais, voltou a transbordar. Ele é um dos principais rios do extremo Sul da Chapada, e da Região Sudoeste da Bahia, responsável pelo abastecimento de água para dezenas de cidades do interior da Bahia.

O município de Jussiape, dentre outras cidades banhadas pelo Rio de Contas estavam entre as 158 cidades em situação de emergência por conta da estiagem. Com as chuvas do final do ano passado e as do início deste ano a situação melhorou. A meteorologia prevê mais chuva para a região, são esperados de 40 a 50 milímetros de chuva nesta quarta-feira (13). As informações são do L12 Notícias

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas