Ícone do site Jornal da Chapada

Previsão de tempo quente e chuvoso na maior parte do Estado

foto5
Chuvas mais intensas também são esperadas para a região da Chapada Diamantina | FOTO:

Uma frente fria que está avançando pelo Sudeste brasileiro e sul da Bahia já está se deslocando para o Oceano Atlântico. Mesmo assim, esse sistema continua influenciando o tempo na Bahia, deixando o céu encoberto e chuvoso em grande parte do Estado. Além disso, o calor, somado a umidade vinda da região Amazônica, irá intensificar essas chuvas, sobretudo, no Oeste e São Francisco, onde poderão vir acompanhadas de trovoadas. Chuvas mais intensas também são esperadas para as regiões da Chapada Diamantina, Norte, Sudoeste e Sul, porém, estas ocorrerão em áreas isoladas.

Por outro lado, nas regiões do Recôncavo e Nordeste, a massa de ar quente e seco (mesmo enfraquecida) ainda é o sistema meteorológico que deve predominar nos próximos dias, onde manterá o céu nublado a parcialmente nublado, com chuvas fracas. Mesmo com essa previsão de tempo chuvoso, as temperaturas se manterão elevadas em todas as regiões do Estado. No entanto, os maiores índices (com máximas variando entre 35°C e 37°C) são esperados para as regiões Norte, Nordeste, Oeste e São Francisco.

Previsão de IUV e temperaturas por cidades | FOTO: Reprodução/Inema |

Para a cidade de Salvador e região metropolitana, o calor e os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico continuam predominando nos próximos dias, o que deverão manter o céu nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas. Com temperaturas elevadas, típicas do verão (mínimas de 23°C e máximas de 33°C) essas chuvas poderão ocorrer a qualquer hora do dia. Entretanto, é durante a noite e nas primeiras horas da manhã quando estas serão mais frequentes.

Mapas de previsão de precipitação para o Estado | FOTO: Reprodução/Inema |

Maré
Para o período entre os dias 15 (sexta-feira) e 17 (domingo), a maré deverá atingir sua altura máxima entre às 07h e às 10h e entre às 19h e às 22h, com valores variando de 1,6 a 2,5 metros. Já as alturas mínimas deverão ser registradas no período entre 01h e às 04h e entre às 13h e às 16h, com valores variando de 0,4 a 0,9 metro. As ondas previstas para esse período deverão ter agitação fraca, com altura máxima em torno de 1,5 metro.

Índice de Radiação Ultravioleta
Uma das características da estação do verão é a elevação na incidência da radiação solar e, consequentemente, dos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s), a exemplo dos que estão previstos para o período entre os dias 15 (sexta-feira) e 17 (domingo), quando os IUV’s deverão variar de 13 a 14.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estes Índices estão classificados na categoria “Extrema”, o que requer cuidados quanto à exposição prolongados a radiação solar, principalmente, nos horários das 10 às 16h quando os efeitos danosos a saúde são maiores. Assim, recomenda-se o uso de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, o que poderá contribuir para minimizar tais danos. As informações são do Inema-BA.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas