Ícone do site Jornal da Chapada

Edital no valor de R$ 20 milhões vai revitalizar a atividade pesqueira na Bahia

foto5
O documento foi construído com a participação de mais de cem representantes de colônias, cooperativas e associações de pesca de todos os territórios baianos | FOTO: Divulgação/Seagri |

O edital de revitalização da produção de pescado na Bahia, destinado à seleção de projetos de apoio à cadeia produtiva da aquicultura e pesca, foi lançado na última sexta-feira (15), durante a inauguração do Centro Vocacional Tecnológico Territorial do Pescado (CVTT), em Santo Amaro da Purificação. A iniciativa é do governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural/Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (SDR/CAR) e da Secretaria da Agricultura/Bahia Pesca. O recurso de R$ 20 milhões é do Banco Mundial e governo estadual.

O documento foi construído com a participação de mais de cem representantes de colônias, cooperativas e associações de pesca de todos os territórios baianos, em três dias de reuniões realizadas no CVTT. O recurso será destinado a ações como reforma e ampliação de unidades de beneficiamento do pescado; projetos de cultivos de ostras, algas e criação de peixes; aquisição de kits marisqueiras, voltados para saúde no trabalho e kits pesca e navegação, entre outras. “Essa ação vai revolucionar a história da pesca na Bahia, investindo em projetos estruturantes, abrangendo toda a cadeia produtiva”, destacou o secretário da Agricultura da Bahia, Vitor Bonfim.

CVTT
Inaugurado na sexta(15), pelo governador Rui Corta, na Fazenda Oruabo, da Bahia Pesca, o CVTT é referência no uso e desenvolvimento de tecnologias de baixo custo voltadas a pescadores e aquicultores. O centro nasce com o objetivo de estruturar a atividade pesqueira, tornando a Bahia autossuficiente na produção do pescado.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas