Ícone do site Jornal da Chapada

Bahia: Matrícula na rede estadual começa nesta quarta-feira

foto5
Os alunos que não fizeram a renovação de matrícula ou que pretendem se transferir para outra unidade escolar devem utilizar o mesmo código contido na Carta de Renovação | FOTO: Divulgação/Claudionor Junior |

A partir desta quarta-feira (20), alunos da rede estadual de ensino, pais e/ou responsáveis, já poderão realizar a matrícula para o ano letivo de 2016, acessando o Portal da Educação. O Sistema de Matrícula Online é mais uma ferramenta desenvolvida pela Secretaria da Educação da Bahia, com o objetivo de dar mais comodidade e agilidade ao processo de entrada dos estudantes à rede.

Os alunos que não fizeram a renovação de matrícula ou que pretendem se transferir para outra unidade escolar devem utilizar o mesmo código contido na Carta de Renovação. Já os alunos concluintes do 5º e 9º ano da rede municipal têm os dias 21 e 22 deste mês (quinta e sexta-feira) para efetuar a matrícula. Estes estudantes podem se matricular de forma online, com o código entregue pela secretaria escolar. Caso necessite, o estudante ou responsável legal pode resgatar o código acessando o Portal da Educação, preenchendo os seguintes campos: nome da mãe, nome do aluno e data de nascimento.

“A Secretaria disponibiliza esse sistema para dar mais conforto e evitar filas desnecessárias nas unidades. Ao invés de se deslocarem até a escola, a matrícula pode ser feita em casa, sem nenhuma dificuldade, por meio do sistema. Os alunos apenas devem ficar atentos ao cronograma de matrícula”, explicou a diretora de Planejamento e Atendimento da Rede Escolar, da Secretaria da Educação do Estado, Eliana Carvalho.

A diretora ainda ressalta que “para efetivar a matrícula online, o estudante deve utilizar o código contido na Carta de Matrícula disponibilizada pela escola e, posteriormente, confirmar sua matrícula na unidade escolar para a qual foi matriculado, por meio da entrega da documentação e captura da foto, obedecendo ao prazo estabelecido pelo Comprovante de Matrícula”.

Os documentos necessários para a matrícula são: original do histórico escolar; original e cópia da certidão de nascimento ou RG, CPF e comprovante de residência.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas