Ícone do site Jornal da Chapada

Céu permanece encoberto e chuvoso em grande parte da Bahia; Chapada deve ter chuva intensa

foto5
Eventos de chuvas intensas também estão previstos para áreas isoladas das regiões da Chapada Diamantina e Norte | FOTO: Jornal da Chapada |

As condições do tempo não deverão ter mudanças significativas quando comparado ao que vem ocorrendo nestes últimos dias. A permanência da frente fria sobre o Sudeste brasileiro e sul da Bahia mantém o céu encoberto e chuvoso em praticamente todas as áreas do Estado. Além disso, outro sistema meteorológico que também está influenciando o tempo na Bahia é a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Ela é responsável pelo transporte de umidade vinda desde o sul da Amazônia até o Sudeste do país, se estendendo pelas Regiões Centro-Oeste e parte do Nordeste brasileiro.

Este sistema está atuando com mais intensidade nas regiões Oeste, São Francisco, Sudoeste e Sul, onde são esperados os maiores índices de precipitação. Vale ressaltar que, devido ao calor, em alguns municípios dessas regiões, não se descarta a possibilidade de que estas chuvas venham acompanhadas de trovoadas. Com isso, cuidados como: não se expor em área aberta e também não se abrigar embaixo de árvores deverão ser mantidos, a fim de reduzir os riscos de ocorrer acidentes graves. Mesmo com essa previsão de tempo chuvoso, as temperaturas registradas oscilarão entre 22°C (mínimas) e 36°C (máximas).

Eventos de chuvas mais intensas também estão previstos para áreas isoladas das regiões da Chapada Diamantina e Norte. Já nas regiões Nordeste e Recôncavo, são os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico, os responsáveis por manter o céu nublado a parcialmente nublado. Com temperaturas elevadas, típicas do verão (com máximas de até 37°C), chuvas poderão ocorrer a qualquer hora do dia.

Salvador
Para a cidade de Salvador e região metropolitana, também é o calor juntamente com a umidade vinda do Oceano Atlântico, que deverá influenciar o tempo nos próximos dias, mantendo o céu nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas. As temperaturas oscilarão entre mínimas de 24°C e máximas de 32°C. Uma das características da estação do verão é a elevação na incidência da radiação solar e, consequentemente, dos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s), a exemplo dos que estão previstos para os dias 19 (terça-feira) e 20 (quarta-feira), quando os IUV’s deverão variar de 13 a 14.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estes Índices estão classificados na categoria “Extrema”, o que requer cuidados quanto à exposição prolongados a radiação solar, principalmente, nos horários das 10 às 16 h quando os efeitos danosos a saúde são maiores. Assim, recomenda-se o uso de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, o que poderá contribuir para minimizar tais danos. As informações são do Inema.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas