Ícone do site Jornal da Chapada

Tempo segue com céu encoberto e chuvoso em toda a Bahia; temperaturas continuam elevadas

foto5
Chapada Diamantina terá temperaturas elevadas mesmo com o tempo fechado | FOTO: Reprodução |

A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que é a combinação de uma frente fria (que está avançando pelo Sudeste brasileiro e sul da Bahia) e a umidade que vem da região Amazônica e do Oceano Atlântico, continua sendo o principal sistema meteorológico responsável por manter o céu encoberto e chuvoso em todo o Estado. Mesmo com essa previsão de tempo chuvoso, as temperaturas continuam elevadas, o que deve intensificar essas chuvas em várias regiões, a exemplo do Oeste e São Francisco, onde as máximas chegarão aos 34°C, o que aumenta as chances de que estas possam vir acompanhadas de trovoadas, ou seja, típicas do verão.

Temperaturas elevadas também são esperadas para outras áreas do Estado, como nas regiões da Chapada Diamantina, Norte, Sudoeste e Sul (com máximas variando entre 30°C a 36°C), o que também vai intensificar as chuvas. No entanto, estas poderão ocorrer em áreas isoladas e com maior frequência no final da tarde e durante a noite.

Já nas regiões Nordeste e Recôncavo, onde a ZCAS atua com menos intensidade, são os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico que continuam influenciando o tempo, mantendo, assim, o céu nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas. Esta mesma previsão também se estende para a cidade de Salvador e região metropolitana, onde mesmo com predomínio de céu encoberto, as temperaturas permanecem elevadas, com valores variando entre mínimas de 24°C e máximas de 32°C.

Leia também:
Céu permanece encoberto e chuvoso em grande parte da Bahia; Chapada deve ter chuva intensa

Uma das características da estação do verão é a elevação na incidência da radiação solar e, consequentemente, dos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s), a exemplo dos que estão previstos para os dias 20/01 (quarta-feira) e 21/01/2016 (quinta-feira), quando os IUV’s deverão variar de 13 a 14.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estes Índices estão classificados na categoria “Extrema”, o que requer cuidados quanto à exposição prolongados a radiação solar, principalmente, nos horários das 10 às 16 horas quando os efeitos danosos a saúde são maiores. Assim, recomenda-se o uso de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, o que poderá contribuir para minimizar tais danos. As informações são do Inema.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas