Ícone do site Jornal da Chapada

Previsão de chuva em toda a Bahia no final de semana; Chapada Diamantina com máximas de 29°C

chuva
Chuva continua na região da Chapada Diamantina e em outras áreas da Bahia | FOTO: Reprodução/Portal Rius |

Para os próximos dias, que inclui o final de semana, não são esperadas mudanças nas condições do tempo na Bahia. Isso porque a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que já vem atuando há vários dias, continua mantendo o céu encoberto e chuvoso em todo o Estado. Esse sistema meteorológico é caracterizado por uma extensa banda de nebulosidade que atua desde o sul da Amazônia até o Sudeste e parte do Nordeste brasileiro.

As regiões onde esse sistema meteorológico influencia o tempo com maior intensidade são o Oeste, São Francisco, Norte, Chapada Diamantina, Sudoeste e Sul, onde estão previstos eventos de chuvas com intensidade moderada. No entanto, os maiores acumulados de chuvas deverão se concentrar no Oeste e São Francisco, podendo estas vir acompanhadas de trovoadas, típicas do verão.

Por outro lado, para as regiões Nordeste e Recôncavo, são os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico que ainda permanecerá influenciado o tempo, deixando o céu nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas. Porém, não se descarta a possibilidade de ocorrer chuvas mais expressivas, principalmente, nas localidades mais próximas ao litoral.

Esta previsão também se estende para a cidade de Salvador e região metropolitana onde, mesmo com predomínio de chuvas, as temperaturas continuam elevadas, com valores variando entre mínimas de 24°C e máximas de 33°C. Altas temperaturas também são esperadas para o restante do Estado, com máximas que deverão variar entre 29°C (Chapada Diamantina e Sudoeste) e 36°C (Nordeste).

Altas temperaturas são esperadas para o Estado, com máximas que deverão variar entre 29°C (Chapada Diamantina e Sudoeste) e 36°C (Nordeste) | FOTO: Divulgação/Inema |

Maré
Para o período entre os dias 22 (sexta-feira) e 24 (domingo), a maré deverá atingir sua altura máxima entre as 2h e as 5h e entre as 14h e as 17h, com valores variando de 2,0 a 2,8 metros. Já as alturas mínimas deverão ser registradas no período entre 8h e s 11h e entre as 20h e as 23h, com valores variando de 0,1 a 0,7 metro. As ondas previstas para esse período deverão ter agitação fraca, com altura máxima em torno de 1,5 metro.

Índice de Radiação Ultravioleta
Uma das características da estação do verão é a elevação na incidência da radiação solar e, consequentemente, dos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s), a exemplo dos que estão previstos para o período entre os dias 22 (sexta-feira) e 24 (domingo), quando os IUV’s deverão variar de 13 a 14.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estes Índices estão classificados na categoria “Extrema”, o que requer cuidados quanto à exposição prolongados a radiação solar, principalmente, nos horários das 10 às 16 horas quando os efeitos danosos a saúde são maiores. Assim, recomenda-se o uso de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, o que poderá contribuir para minimizar tais danos. As informações são do Inema.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas