Ícone do site Jornal da Chapada

Salvador: Ação busca alertar população contra o trabalho escravo

foto5
Realizada por uma equipe da Secretaria de Justiça, Direitos e Desenvolvimento Social, essa atividade faz parte da Semana de Mobilização contra o Trabalho Escravo | FOTO: Secom/GOVBA |

Turistas e baianos que passaram pelo Pelourinho, nesta segunda-feira (25), foram alvos de uma ação com o intuito de informar e prevenir sobre o trabalho escravo. A ação, realizada por uma equipe da Secretaria de Justiça, Direitos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), faz parte da Semana de Mobilização contra o Trabalho Escravo, uma iniciativa da Comissão Estadual para Erradicação do Trabalho Escravo da Bahia (Coetrae-BA). Até o dia 28, serão realizadas atividades em pontos estratégicos para alertar sobre a importância de denunciar qualquer forma de trabalho degradante. A semana é composta por diversas ações preventivas, pautadas pela sensibilização e conscientização da sociedade, bem como pela divulgação de canais de denúncia.

São entregues na abordagem materiais que explicam sobre trabalho forçado, retenção de documentos, jornada exaustiva e outras formas de exploração que caracterizam o trabalho análogo ao escravo. De acordo com o coordenador do Núcleo de Tráfico de Pessoas da SJDHDS, Admar Fontes, a Semana de Mobilização tem um caráter pedagógico de instrumentalizar a sociedade para que ela seja parceira na luta contra o tráfico de pessoas. Durante a entrega do material informativo é possível constatar que crimes que violam direitos, como o trabalho escravo e o tráfico de pessoas, ainda repousam no desconhecimento de grande parte da população.

Tiago Batista e Renata Batista, turistas do Rio de Janeiro, explicaram que conhecem pouco sobre esses tipos de crime. “A gente até sabe que existe, mas não ouvimos falar nos veículos de comunicação”, disse Tiago. Agente importante no combate a qualquer forma de exploração, a soldado Sara Menezes explicou que a entrega de material informativo ajuda na repressão policial a qualquer prática de exploração. “Ações como essa nos ajudam para que possamos identificar casos e agir sempre dentro da legalidade”, afirmou.

Debate
Locais como o terminal rodoviário e o Aeroporto Internacional serão alvos de ações da Semana de Mobilização contra o Trabalho Escravo. O ponto alto das atividades em Salvador será no dia 28, quando acontece um debate público sobre o tema, com a participação de representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Justiça do Trabalho da 5ª Região, Associação dos Magistrados da 5ª Região, Ministério do Trabalho, Previdência Social da Bahia, Defensoria Pública da União, Confederação Nacional dos Trabalhadores Agrícolas, Instituto Geografar (Ufba) e do Governo do Estado, por meio das secretarias de Justiça Social (SJDHDS), do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Educação e Segurança Pública (SSP).

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas