Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Parceria entre cirurgião oftálmico e Lions Clube de Itaberaba beneficia garoto com hanseníase

foto67
O garoto Fernando com o cirurgião oftálmico e membros do Lions Clube | FOTO: Divulgação |

A parceria firmada entre o cirurgião oftálmico, doutor Higrant Monte, com o Lions Clube de Itaberaba, na Chapada Diamantina, vem beneficiando o garoto Fernando Souza dos Santos (17), que luta contra as sequelas causadas pela hanseníase. No segundo semestre de 2015, os membros do Lions Clube souberam da situação do jovem. Desde a descoberta da doença, aos sete anos, Fernando e sua família, em particular sua mãe, Lucinéia Fernandes Souza, tem percorrido um longo e doloroso caminho com tratamentos em hospitais, extensos períodos de internamento, sem falar na amputação do pé, comprometimento motor e da voz de Fernando, além de sucessivas feridas pelo corpo.

Consultas com doutor Higrant são realizadas com rotina | FOTO: Divulgação |

Esses são alguns exemplos de dificuldades enfrentadas pelo adolescente acometido pela hanseníase. Devido ao comprometimento motor, o jovem deixou gradativamente de locomover-se e, atualmente, necessita de apoio para realizar suas necessidades básicas. Sabendo de sua trajetória e das circunstâncias em que o garoto se encontrava, vivendo sobre uma cadeira de rodas, sem adaptação, comprometendo cada vez mais sua saúde, e não dispondo de um maior acompanhamento médico, o Lions Clube de Itaberaba abraçou a causa de Fernando e entrou em ação.

O primeiro passo foi a compra de uma cadeira de rodas adaptada, que deu maior acesso às consultas médicas, onde o doutor Martinho Sena, um dos integrantes do Clube, tem dado auxílio. Além disso, a entidade, por meio da Cla. Joselita Silva, procurou parceria com o oftalmologista Hiagrant Monte para o garoto iniciar seu tratamento oftalmológico. Para que não perdesse sua visão, Fernando necessitava de cuidados urgentes. “Estamos aqui para ajudar, hoje podemos dizer que a visão dele está ótima”, disse Monte, que vem sendo solidário, disponibilizando consultas e todos os procedimentos necessários ao jovem.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas