Ícone do site Jornal da Chapada

Chuvas na Bahia: Governador anuncia ações em visita à Riachão do Jacuípe

foto5
Rui Costa em visita a Riachão do Jacuípe | FOTO: Secom |

Durante sua visita à cidade de Riachão de Jacuípe o governador da Bahia, Rui Costa, anunciou as próximas ações do governo para minimizar os danos causados pelas chuvas que caem na região desde a última sexta-feira (22) e destruiu pontes, alagou bairros inteiros e desabrigou inúmeras famílias. Segundo Costa, será feita a inscrição das famílias atingidas no aluguel social, construção de casas e de bueiros para escoar água na BR-324.

Segundo o governador, agora “começa a segunda etapa, que é identificar aquelas casas que ainda têm risco de uma parede ou telhado desabar. Essas casas serão destruídas e as famílias irão para o aluguel social até que nós possamos construir as novas casas”. A promessa de Costa é construir um conjunto habitacional. “Para alocar não apenas as famílias que perderam suas casas agora, mas também para fazer um reassentamento de famílias que estão em casas próximas ao rio”, afirmou Rui.

A construção do conjunto habitacional vai beneficiar pessoas como a dona de casa Maria José Rios, 40 anos, que morava com os três filhos e uma neta às margens do Rio Boqueirão, no bairro Jatobá. “Quando acordei, já estava tudo dentro d’água. Não sobrou nada. Fiquei com a roupa do corpo. A água invadiu rapidamente. E até na casa é arriscado entrar porque está em tempo de desabar”.

Riachão do Jacuípe é uma das cidades mais afetadas pelas fortes chuvas que atingem a Bahia nas últimas semanas. O rio que dá nome ao município e o Rio Verde, conhecido como Boqueirão, transbordaram invadindo casas e alagando ruas, além de ter provocado o desabamento de parte da ponte sobre a BR-324 e o rompimento de uma adutora de água. A ponte está sendo reconstruída por equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e deve ser liberada até sexta-feira (29). Jornal da Chapada com informações da Ascom.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas