Ícone do site Jornal da Chapada

Mundo: Colômbia emite alerta de expansão do vírus Zika

O imunizante, conhecido como Qdenga, é desenvolvido por farmacêutica do Japão | FOTO: Divulgação |

foto5
No Brasil, o Zika já foi ligado a 3.893 casos de microcefalia | FOTO: Reprodução |

A Colômbia emitiu na última terça-feira (26) alerta referente ao vírus Zika, que já infetou 13,8 mil pessoas no país, avisando que o número deve aumentar. O Ministério da Saúde aconselhou os presidentes das câmaras de cidades abaixo de determinada altitude a “declararem alerta verde para os hospitais públicos e privados que enfrentem um possível aumento de casos de Zika”. Todos os municípios localizados a menos de 2,2 mil metros foram chamados a emitir o alerta, indicou o ministério em comunicado.

“O alerta foi emitido porque a infeção por Zika está atualmente em fase de expansão”, disse Luis Fernando Correa, chefe do Gabinete de Gestão de Emergências e Desastres. O vírus proliferou em vários países da América Latina e Caribe, causando particular alarme entre grávidas por estar ligado ao nascimento de bebês com malformações, como microcefalia.

No Brasil, o Zika já foi ligado a 3.893 casos de microcefalia. O vírus é transmitido por um mosquito e não há ainda cura ou vacina. A Colômbia é o segundo país mais atingido, depois do Brasil, estimando-se 600 mil infetados em 2016. Até 16 de janeiro, foram confirmados 13.808 casos na Colômbia, incluindo 890 grávidas, além de 2.611 casos suspeitos. Da Agência Brasil.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas