Ícone do site Jornal da Chapada

Massa de ar quente e seco aumenta as temperaturas e diminui as chuvas na Bahia

foto5
No entanto, as maiores chances de que essas chuvas ocorram são nas regiões Norte, Chapada Diamantina, Sudoeste e Sul | FOTO: Reprodução/Facebook/Cachoeira do Buracão |

As condições do tempo previstas para os próximos dias, que inclui o último final de semana de janeiro, deverão ter mudanças significativas, principalmente, em relação às chuvas. Pois, com a volta da massa de ar quente e seco, a Zona de Convergência do Atlântico Sul continua enfraquecendo, o que resulta na redução da nebulosidade e, consequentemente, das chuvas em grande parte da Bahia.Mesmo com essa Zona perdendo força, em algumas regiões do Estado esse sistema ainda deve influenciar o tempo nesse período, a exemplo do Oeste e São Francisco, onde o predomínio será de céu nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas.

Como as temperaturas permanecem elevadas (com máximas de até 36°C), não se descarta a possibilidade de ocorrer eventos isolados de chuvas mais intensas, sobretudo, no final da tarde e durante a noite (típicos do verão). É sempre bom lembrar que, esse sistema meteorológico é um dos responsáveis por trazer umidade da região Amazônica, podendo intensificar, ainda mais, as chuvas sobre essas áreas do Estado.

Leia também:
Chapada Diamantina ainda tem predomínio de céu encoberto e chuvoso

Previsão de IUV e temperaturas por cidades: Piatã pode chegar a 18 graus | FOTO: Divulgação/Inema |

Para as demais regiões do Estado, onde a massa de ar quente e seco deve atuar com mais intensidade, a previsão é de céu parcialmente nublado com chuvas fracas. No entanto, as maiores chances de que essas chuvas ocorram são para as regiões Norte, Chapada Diamantina, Sudoeste e Sul. Além disso, a volta dessa massa de ar também irá contribuir para elevar as temperaturas em algumas regiões, como: no Norte e Nordeste, onde as máximas poderão chegar aos 36°C. Para a cidade de Salvador e região metropolitana, onde o céu prevalece parcialmente nublado a claro, as temperaturas se manterão elevadas, com valores variando entre 24°C e 32°C.

Mapa de previsão de tempo por regiões | FOTO: Divulgação/Inema |

Maré
Para o período entre os dias 29 (sexta-feira) e 31 (domingo), a maré deverá atingir sua altura máxima entre às 06h30 e às 09h30 e entre às 18h30 e às 21h30, com valores variando de 1,5 a 2,3 metros. Já as alturas mínimas deverão ser registradas no período entre as 00h30 e às 03h30 e entre às 12h30 e às 15h30, com valores variando de 0,4 a 1,1 metro. As ondas previstas para esse período deverão ter agitação fraca, com altura máxima em torno de 1,5 metro.

Índice de Radiação Ultravioleta (IUV’s)
Uma das características da estação do verão é a elevação na incidência da radiação solar e, consequentemente, dos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s), a exemplo dos que estão previstos para o período entre os dias 29 (sexta-feira) e 31 (domingo), quando os IUV’s deverão variar de 13 a 14.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estes Índices estão classificados na categoria “Extrema”, o que requer cuidados quanto à exposição prolongados a radiação solar, principalmente, nos horários das 10 às 16 horas quando os efeitos danosos a saúde são maiores. Assim, recomenda-se o uso de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, o que poderá contribuir para minimizar tais danos. As informações são do Inema.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas