Ícone do site Jornal da Chapada

Bahia: Meio ambiente terá destaque para MPF em 2016

foto5
Os procuradores e promotores que fizeram exposições sobre suas atuações na área se reuniram para debater sobre o tema | FOTO: Divulgação/Ascom MPF |

A preservação e recuperação de rios e outras fontes hídricas serão o objetivo do Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA) para este ano. Os membros do MPF que aderiram ao planejamento realizado monitorarão o andamento das obras de saneamento custeadas com recursos federais e verificarão o cumprimento dos respectivos planos de saneamento nos municípios baianos, com a intenção de proporcionar maior higiene social e conservação do meio ambiente.

Ainda no mês de dezembro de 2015, o MPF já estava se planejando para as ações do ano seguinte. Os procuradores e promotores que fizeram exposições sobre suas atuações na área se reuniram para debater sobre o tema. Na ocasião, Fábio Venzon, procurador regional da República 4ª região, mostrou a importância do uso da tecnologia no monitoramento de áreas protegidas.

Segundo ele, imagens de satélite auxiliam na identificação de mudanças que possam justificar uma atuação do MPF. O procurador da República Darlan Dias expôs casos de prejuízos ecológicos causados por empresas que trabalham na extração de minérios. Dias afirmou que devem ser estudadas maneiras de diminuir esses danos e que o foco deve ser em medidas preventivas.

Esse encontro contou, ainda, com a presença da promotora de Justiça Luciana Khoury, coordenadora do Núcleo de Defesa da Bacia do Rio São Francisco (MP/BA), que palestrou sobre o sistema de esgotamento sanitário. Com informações da Ascom do MPF.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas