Ícone do site Jornal da Chapada

Animais são devolvidos a seu habitat no sudoeste baiano

foto5
A atividade foi realizada com o apoio do Ibama | FOTO: Arquivo/ICMBio | 

Animais silvestres foram soltos no sudoeste baiano pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), na cidade de Vitória da Conquista, com a ajuda do Parque Nacional de Boa Nova e a Floresta Nacional Contendas do Sincorá, administrados na Bahia pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A atividade foi realizada com o apoio do Ibama local. A maioria dos animais libertados foram pássaros, que chegaram debilitados e foram recuperados no Cetas. Eles são oriundos de apreensões feitas junto aos traficantes ou encaminhados por pessoas e organizações de proteção dos animais.

No total, foram devolvidos à natureza 101 pássaros, sendo uma gralha-cancã, três azulões, um gaturamo, cinco tuins, um pássaro preto, um cristinha, um aracuã, uma araponga, cinco trincas-ferros, nove canários da terra, quatro custipius, seis pintassilgos, sete brejais, seis caboclinhos, oito pixoxós, duas patativas, dois bigodinhos, 24 papas-capins, uma saíra-cabocla, dois sabiás-laranjeira, um tiziu, nove ticos-ticos e um saruê. Além de uma jiboia.

Segundo o Chefe do Parque de Boa Nova, Johan Pereira, “ações conjuntas como essa são importantes para a conservação da biodiversidade, pois geram entre os servidores dos diversos órgãos a sensação de vitória na luta coletiva em prol da natureza”. Com informações do ICMBio

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas