Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Boa Vista do Tupim está entre os 8% dos municípios que pagam piso aos professores

foto45
A secretária municipal de Educação, Claudionice Santos | FOTO: Cel Santos |

Os professores da cidade de Boa Vista do Tupim, na Chapada Diamantina, estão entre os poucos no estado da Bahia que ganham o piso nacional. O município, que conta atualmente com 308 educadores da rede municipal de ensino, começou a pagar o piso em 2013.

“Antes, apenas os professores de ensino médio que recebiam o piso nacional. Quando entramos no governo, decidimos pagar também os de nível superior”, conta a secretária de educação de Boa Vista, Claudionice Santos.

Recentemente, a União dos Municípios da Bahia (UPB) divulgou que 92% das cidades baianas não pagam o piso nacional dos professores, e que isso acontecia devido a não condição financeira dos gestores. Ainda segundo Claudionice, os docentes do município nunca foram tão valorizados.

“Em 2013 demos 19.4% de reajuste aos nossos professores. Em 2014 demos 8.32% e em 2015 foi 13.1%. Nunca antes eles tiveram tanto reconhecimento”, afirma. Até o ano passado, um professor de ensino médio que trabalha 40 horas ganhava R$ 1.917,78. Este ano, o piso nacional sofreu um aumento de 11.36%. Os docentes agora passarão a ganhar 2.135,64.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas