Ícone do site Jornal da Chapada

Pesquisa aponta que álcool é 144 vezes mais mortal que maconha

foto5
A pesquisa, que foi publicada na revista científica Scientific Reports, incluiu mais cinco drogas e o álcool foi considerada a droga mais perigosa | FOTO: Reprodução/David Mcnew |

Uma pesquisa da National Center of Biotechnology Information (NCBI – Centro Nacional de Informação sobre Biotecnologia), entidade localizada nos Estados Unidos, afirma que a maconha é 144 vezes menos mortal que o álcool. A pesquisa, que foi publicada na revista científica Scientific Reports, incluiu mais cinco drogas e o álcool foi considerada a droga mais perigosa.

O álcool é seguido pela heroína, cocaína, tabaco, ecstasy, metanfetamina e maconha. Estudos anteriores sempre consideraram a maconha como a droga recreacional mais segura, mas ainda não se sabia o tamanho da discrepância entre as substâncias. Segundo seus autores, o estudo foi feito especificamente para medir a mortalidade das substâncias isoladas. Os pesquisadores determinaram o risco de mortalidade ao comparar uma dose letal de cada substância com a quantidade geralmente usada pelas pessoas.

A maconha não apenas teve a razão mais baixa entre as drogas testadas, como foi verificada uma grande diferença entre suas doses letais e típicas. A erva foi a única droga testada classificada com “baixo risco de mortalidade”. Todas as outras foram classificadas como “médias” ou “altas”.

Os autores do estudo sugerem que as agências governamentais de combate a drogas poderiam, baseadas nos números, alterar a estratégia de combate aos entorpecentes. Segundo os pesquisadores, colocar o foco do trabalho no álcool e tabaco seria mais efetivo para a saúde pública do que o combate às drogas ilícitas.

Os cientistas esclarecem que o estudo não sugere que o consumo moderado de álcool é mais perigoso que o uso regular de heroína, por exemplo. Condições ambientais, como agulhas contaminadas, podem contribuir para os danos causados para usuários de substâncias injetáveis. Com informações de Gabriel Garcia.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas