Ícone do site Jornal da Chapada

Bahia inaugura primeiro Centro de Atendimento a Múltiplas Vítimas do país

foto6
O equipamento é o resultado de uma parceria entre os governos do Brasil e da Alemanha | FOTO: Alberto Coutinho/GOVBA |

O Centro de Atendimento a Múltiplas Vítimas do Hospital Geral do Estado (HGE), o primeiro a ser implantado no Brasil, foi inaugurado pelo Governo da Bahia nesta quarta-feira (3). Com investimento de mais de R$ 800 mil, o centro está preparado para receber e tratar mais de 25 vítimas simultaneamente. Durante a inauguração, médicos, enfermeiros, auxiliares e corpo administrativo realizaram uma simulação de atendimento em caso de desastre de grandes proporções. Eles demonstraram como o estacionamento se transforma, em poucos minutos, em mais um núcleo de atendimento do hospital.

Para o secretário da Saúde do Estado, Fábio Villas-Boas, a capacidade de atendimento ao grande número de pessoas simultaneamente é importante para um estado com as características da Bahia, que abre nesta quarta-feira o Carnaval, maior festa a céu aberto do planeta. “A Bahia recebe centenas de milhares de pessoas a mais, que se aglomeram em pequenos espaços, o que expõe e torna possível um acidente com múltiplas vítimas simultâneas. Algo que afetaria até dez pessoas, aqui pode vitimar centenas. Por isso é importante que Salvador tenha espaço para o atendimento de múltiplas vítimas”, afirmou o secretário.

O estacionamento coberto já é equipado com toda a infraestrutura de oxigênio, rede elétrica e demais características de uma emergência hospitalar. As vítimas chegam, passam por uma triagem e são encaminhadas rapidamente para as áreas verde, amarela e vermelha, identificadas e adequadas à gravidade dos ferimentos. Os familiares também são recebidos por uma equipe de assistentes sociais.

Parceria entre Bahia e Alemanha
O equipamento é o resultado de uma parceria entre os governos do Brasil e da Alemanha. De acordo com a cônsul alemã, Petra Shaeber, a parceria é um legado da Copa do Mundo. “Na preparação da Copa, sempre falamos dos legados, tanto na Alemanha, em 2006, como no Brasil. E nessa preparação, houve uma iniciativa dos dois governos de fazer um treinamento nas cidades sede para atendimento a múltiplas vítimas. E aqui foi disponibilizado este espaço, é um grande prazer estar aqui hoje e ver isso funcionando”, explicou.

Sair da versão mobile