Ícone do site Jornal da Chapada

Carnaval com temperaturas elevadas e poucas chuvas na Chapada; capital terá tempo firme

Cachoeira do Rio Preto atrai visitantes para banho | FOTO: Arquivo/Chapada Trip |

foto5
O clima é propício para um banho de cachoeira. Na imagem, a queda do Rio Preto, na região do Capão | FOTO: Chapada Trip |

Com o início do Carnaval, são grandes as expectativas dos foliões de como será as condições do tempo durante os próximos dias. Na capital baiana e região metropolitana, onde a massa de ar quente e seco continua influenciando o tempo, a previsão é de céu parcialmente nublado a claro na maior parte do período. Ainda assim, a umidade vinda do Oceano Atlântico associada às temperaturas elevadas (máximas de até 33°C), poderá contribuir para ocorrência de chuvas, principalmente durante a noite e nas primeiras horas da manhã. No entanto, estas chuvas serão de fraca intensidade, o que não comprometerá as festividades.

Essa previsão de pouca nebulosidade requer cuidados quanto a exposição prolongada a radiação solar durante a folia. Com isso, recomenda-se a utilização de protetor/filtro solar, uma vez que, nesse período os Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s) se manterão elevados, característicos do verão. Para as regiões do Recôncavo e Sul, onde a previsão também é de céu parcialmente nublado a claro com possibilidade de chuvas fracas, as temperaturas deverão variar entre 20°C e 33°C. Essa previsão de chuvas fracas também é a mesma para as regiões Oeste e São Francisco, porém, as altas temperaturas esperadas (com máximas variando entre 33°C e 36°C) podem colaborar para a ocorrência de eventos isolados de chuvas moderadas.

Nas demais áreas do Estado, que inclui o Norte, Nordeste, Chapada Diamantina e Sudoeste, é a massa de ar que mais influencia o tempo, deixando o céu parcialmente nublado a claro e com poucas chances de ocorrer chuvas. Com essa ausência de nuvens, as temperaturas permanecerão elevadas nessas regiões, com máximas de até 35°C. Ainda assim, temperaturas mais amenas também são esperadas em algumas localidades, a exemplo das áreas serranas das regiões da Chapada Diamantina e Sudoeste, onde as mínimas poderão chegar aos 17°C.

Previsão de temperaturas para algumas cidades da Bahia | FOTO: Divulgação/Inema |

Tendência para os dias 8 e 9 de fevereiro de 2016
No início da próxima semana, a tendência é que a massa de ar quente e seco continue atuando em, praticamente, toda a Bahia, mantendo a nebulosidade e as chuvas reduzidas. As temperaturas se manterão sem grandes mudanças, ou seja, elevadas.

Maré
Para o período entre os dias 5 (sexta-feira) e 9 de fevereiro (terça-feira), a maré deverá atingir sua altura máxima no período entre a 01h e às 05h e entre as 13h e às 17h, com valores variando de 1,7 e 3,0 metros. Já as alturas mínimas deverão ser registradas no período das 07h as 11h e das 19h às 23h, com valores variando de 0,1 a 0,6 metro. As ondas previstas para esse período deverão ter agitação fraca, com altura máxima podendo chegar a 1,5 metro. As informações são do Inema.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas