Ícone do site Jornal da Chapada

PRF flagra condutor dirigindo veículo a quase 200KM/h em Senhor do Bonfim

foyo6
Durante as grandes operações, como nesta Operação Carnaval, as ações com o radar são bastante intensificadas | FOTO: Reprodução |

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou um veículo a 190 KM/h durante fiscalização realizada no KM 150 da BR 407, trecho entre os municípios baianos de Senhor do Bonfim e Filadélfia. Essa informação foi publicada pela PRF, em rede social, nesta quinta-feira (4). As operações com o aparelho radar são realizadas em todo o estado como uma das ações preventivas para evitar acidentes de trânsito, especialmente os acidentes graves, ou seja, acidentes fatais ou com vítimas feridas gravemente.

A definição dos locais para o posicionamento das equipes da PRF e dos equipamentos adequados, como o radar, leva em consideração análise de dados estatísticos, com foco no comportamento dos motoristas e nas características dos acidentes considerados graves. “Essas análises permitem direcionar as ações de prevenção, fiscalização, socorro às vítimas de acidentes, campanhas educativas, etc, otimizando melhor os recursos humanos e materiais, possibilitando melhoria na fiscalização para coibir comportamentos de risco”, diz a PRF em comunicado na redes sociais.

Durante as grandes operações, como nesta Operação Carnaval, as ações com o radar são bastante intensificadas, uma vez que nestes períodos no Brasil, tradicionalmente mais veículos utilizam as rodovias federais para seus deslocamentos. Durante o período do feriado, o foco da PRF continua sendo nas condutas responsáveis por elevados índices de letalidade nos acidentes.

Por isso, além da embriaguez ao volante, os esforços de fiscalização estarão voltados para coibir o excesso de velocidade, as ultrapassagens proibidas e o não uso do capacete pelos motociclistas, que, segundo estudos do Ministério da Saúde, representam ¼ das mortes em acidentes de trânsito no país. Também será dada atenção às fiscalizações que envolvem habilitação, uso de cinto de segurança, o transporte clandestino de passageiros e relativos aos equipamentos obrigatórios dos veículos, especialmente quanto aos quesitos de iluminação.

Observe e obedeça a sinalização:
A PRF aponta que é preciso respeitar a sinalização e os limites de velocidade, “eles existem para proteger a sua vida”. Ainda conforme a PRF, o motorista deve observa a velocidade estabelecida para a via e obedecer as placas de sinalização. “Onde não existir sinalização ou se esta estiver prejudicada, mantenha a velocidade compatível com as condições da via”, aponta comunicado.

Quanto maior a velocidade, maior é o risco e mais graves serão os acidentes. “Cuidado com o excesso de velocidade, pois é a causa da maioria dos acidentes [multas que variam entre R$ 85,13 a R$ 574,62, além da perda de 4 a 7 pontos na CNH]”. As informações são da PRF-BA.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas