Ícone do site Jornal da Chapada

Após desastre em Minas Gerais, Bahia entra em alerta com barragens

foto5
A barragem de Pituaçu, na Região Metropolitana de Salvador, chegou a ameaçar a comunidade de Bate Facho | FOTO: Reprodução/Bocão News |

Pelo menos duas barragens localizadas na Bahia foram identificadas com risco iminente de rompimento por falta da manutenção preventiva adequada. Esse perigo só teria sido analisado e detectado após a quebra da barragem da mineradora Samarco em Minas Gerais. A barragem localizada em Boa Vista do Tupim, na Chapada Diamantina, era uma dessas barragens em risco. Segundo informação divulgada pelo secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), Cássio Peixoto, em entrevista ao site Bahia Notícias, foi determinado “à Embasa que já realizasse as melhorias para que não houvesse risco de rompimento”.

A outra foi a barragem de Pituaçu, na Região Metropolitana de Salvador, chegou a receber verba da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), mas as obras não foram realizadas. “Ela é pequena do ponto de vista de volume, mas é simbólica. Ela é uma barragem da Embasa, houve investimentos da Conder pra sua manutenção, mas com a reforma administrativa não houve continuidade nesse processo. Depois desse alerta as obras já estão 35% concluídas”, explicou o secretário. Jornal da Chapada com informações do site Bahia Notícias.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas