Ícone do site Jornal da Chapada

Massa de ar quente e seco continua atuando na Bahia e chances de chuvas são reduzidas

foto5
As temperaturas mínimas poderão chegar aos 16°C, a exemplo das áreas serranas da Chapada Diamantina e Sudoeste | FOTO: Reprodução |

O tempo na Bahia permanecerá sem grandes mudanças, isso porque a massa de ar quente e seco continua atuando, mantendo a nebulosidade e as chuvas reduzidas na maioria das regiões do Estado. Assim, nas regiões Oeste, São Francisco, Norte, Chapada Diamantina e Sudoeste, onde esse sistema atua com mais intensidade, o predomínio ainda é de céu ensolarado na maior parte do período. Entretanto, na faixa leste, devido o calor e a umidade vinda do Oceano Atlântico, não se descarta a ocorrência de chuvas fracas e isoladas, especificamente na região Nordeste.

Com essa pouca nebulosidade, as temperaturas previstas se manterão elevadas, com máximas de até 36°C (no Norte e Oeste). Já durante a noite, com essa condição de céu sem nuvens, há uma queda nesses índices, quando as mínimas poderão chegar aos 16°C, a exemplo das áreas serranas da Chapada Diamantina e Sudoeste. Na capital baiana e região metropolitana, também não são esperadas mudanças nas condições do tempo, ou seja, as temperaturas permanecerão elevadas (com valores variando entre 24°C e 32°C) e céu parcialmente nublado a claro.

Uma das características da estação do verão é a elevação na incidência da radiação solar e, consequentemente, dos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s), a exemplo dos que estão previstos para os dias 17/02 (quarta-feira) e 18/02/2016 (quinta-feira), quando estes Índices deverão variar de 13 a 14.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), tais Índices estão classificados na categoria “Extrema”, o que requer cuidados quanto à exposição prolongados a radiação solar, principalmente, nos horários das 10 às 16 horas quando os efeitos danosos a saúde são maiores. Assim, recomenda-se o uso de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, o que poderá contribuir para minimizar tais danos. As informações são do Inema.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas