Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Documentário da tradição da olaria é lançado em Rio de Contas

foto1
O projeto do coletivo Refazeres tem a proposta de desvendar as tradições ancestrais na construção civil em Rio de Contas | FOTO: Divulgação |

A tradição das construções com matérias vindo da terra em Rio de Contas, cidade localizada na Chapada Diamantina, será contada no documentário “Na terra, de corpo e alma”, uma produção do projeto Refazeres, que terá lançamento na sede do município nesta quinta-feira (18), às 19 horas na Rua da Panelada. Caso chova o evento será transferido para o teatro São Carlos.

No documentário, o oleiro Tonho Fizinho e o bioconstutor David Borja se encontram e trocam experiências com a terra. Em Rio de Contas, a terra é um elemento forte na produção de tijolos de adobão e adobinho, nos rebocos e nas tintas de terra. A intenção do projeto Refazeres é conectar essa tradição com os princípios de sustentabilidade que norteiam as propostas de bioconstrução presentes hoje na cidade.

O projeto do coletivo Refazeres tem a proposta de desvendar as tradições ancestrais na construção civil em Rio de Contas, mesclando-as aos conhecimentos contemporâneos da bioconstrução e da permacultura. Desde 2015 foi realizada uma pesquisa a partir dos seus principais guardiões: os mestres artífices da construção civil na cidade, através de encontros com os mestres, vivências sobre os ofícios, vídeos, programas de rádio, blog, exibições culturais e publicação. Mais informações sobre o projeto no blog www.refazeresriodecontas.tumblr.com.

Assista ao trailer do documentário:

Trailer do documentário "Na terra, de corpo e alma" from refazeres on Vimeo.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas