Ícone do site Jornal da Chapada

Temperaturas se manterão elevadas em toda a Bahia mesmo com previsão de chuvas

foto6
Temperaturas mais amenas estão previstas para algumas regiões, como na Chapada Diamantina e no Sudoeste | FOTO: Jornal Bom Dia/RS |

Para os próximos dias, o tempo na Bahia deverá ter algumas mudanças, principalmente em relação às chuvas. Já que a massa de ar quente e seco fica mais enfraquecida, resultando, assim, no aumento da nebulosidade e das chances de ocorrer chuvas na maior parte do Estado. São esperadas chuvas em todas as regiões, embora estas devam ser de fraca intensidade. No entanto, no decorrer do período poderão se intensificar em algumas áreas, a exemplo das regiões Norte, Nordeste, São Francisco e Oeste.

Mesmo com essa previsão de chuvas e com a massa de ar perdendo força, as temperaturas se manterão elevadas em todo o Estado, sendo que os maiores índices são esperados nas regiões Norte, Nordeste, São Francisco e Oeste, com máximas podendo chegar aos 36°C. Ainda assim, temperaturas mais amenas estão previstas para algumas regiões, como na Chapada Diamantina e no Sudoeste, onde as mínimas poderão chegar aos 16°C. Vale lembrar que essas mínimas serão mais frequentes durante a madrugada e nas primeiras horas da manhã, sobretudo nas áreas serranas dessas regiões.

Na cidade de Salvador e região metropolitana, onde essa massa de ar atua com menos intensidade, os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico é que deverão predominar, aumentando a nebulosidade e, consequentemente, a possibilidade de ocorrer chuvas. Assim como em outras regiões do Estado, as temperaturas na capital baiana também se manterão elevadas, com valores variando entre 24°C (mínimas) e 33°C (máximas), aumentando, assim, as chances de que essas chuvas ocorram.

Maré
Para o período entre os dias 19 (sexta-feira) e 21 (domingo), a maré deverá atingir sua altura máxima no período entre 1h e às 3h e entre as 13h e às 15h, com valores variando de 1,8 e 2,8 metros. Já as alturas mínimas deverão ser registradas no período entre às 7h às 9h e as 19h às 21h, com valores variando de 0,2 a 0,7 metro. As ondas previstas para esse período deverão ter agitação fraca, com altura máxima podendo chegar a 1,5 metro.

Índice de Radiação Ultravioleta
Uma das características da estação do verão é a elevação na incidência da radiação solar e, consequentemente, dos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s), a exemplo dos que estão previstos para o período entre os dias 19 (sexta-feira) e 21 (domingo), quando estes Índices deverão variar de 13 a 14.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), tais Índices estão classificados na categoria “Extrema”, o que requer cuidados quanto à exposição prolongados a radiação solar, principalmente, nos horários das 10 às 16h quando os efeitos danosos a saúde são maiores. Assim, recomenda-se o uso de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, o que poderá contribuir para minimizar tais danos. As informações são do Inema.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas