Ícone do site Jornal da Chapada

Rui Costa convoca empresários para combater o Aedes aegypti

fot6
O governador Rui Costa tem intensificado as ações em todo o estado visando alertar a população sobre os riscos da epidemia | FOTO: Divulgação/Mateus Pereira |

O governador Rui Costa mobiliza empresários baianos para entrar no combate ao Aedes aegypti, como parte das ações do Governo do Estado na luta contra o mosquito responsável pela dengue, zika e a febre chikungunya. O encontro do governador com entidades e lideranças empresariais acontece nesta terça-feira (23), às 9h, no auditório do Senai/Cimatec, em Piatã, Salvador. Já na quarta-feira (24), às 9h30, é a vez dos movimentos sociais e lideranças religiosas se reunirem com Rui, no auditório da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), no Centro Administrativo da Bahia.

Durante o encontro com o empresariado baiano, Rui vai apresentar propostas para intensificar o controle e evitar a proliferação do mosquito. “Quando olhamos os dados das pessoas que tiveram dengue, zika ou chikungunya, 90% foram contaminadas em sua própria casa, então é preciso que todo mundo faça uma vistoria geral na sua residência”, recomendou Rui. “Por isso, não adianta o governo fazer a sua parte, se a população não colaborar, buscando fazer o controle em cada casa”, reforçou.

Dentre as ações que serão propostas aos empresários destacam-se a realização de mutirões para localizar focos nas empresas e arredores; mensagens de alerta nos contracheques de funcionários e telas de computador; envolvimento das famílias dos funcionários em campanhas de combate ao Aedes aegypti; estimular a solicitação de técnicos do Estado para fazerem palestras a funcionários; reunião de entidades de classe para mobilização em eventos; envio de material descartável para reciclagem, evitando o acúmulo de lixo; inclusão do combate aos criadouros do mosquito nas políticas de saúde e segurança ocupacional das empresas; dentre outras.

Ao longo das últimas semanas, o governador Rui Costa tem intensificado as ações em todo o estado visando alertar a população sobre os riscos da epidemia e a necessidade de combate sistemático aos focos de criadouros. Na última sexta-feira (19), por exemplo, Rui visitou, em companhia da presidente Dilma Rousseff, em Juazeiro, no norte da Bahia, a biofábrica Moscamed Brasil, que desenvolve um método de controle biológico do Aedes aegypti.

Na ocasião, o governador e a presidente conheceram as instalações e detalhes do projeto, que pretende reduzir populações naturais do mosquito com o cruzamento de machos transgênicos. Eles transmitem aos seus descendentes um gene que impede a reprodução das larvas. Já na quarta-feira da semana passada, durante a aula inaugural que marcou o início do ano letivo na rede estadual de ensino, Rui destacou as ações de combate ao Aedes aegypti, e a importância da mobilização da comunidade estudantil neste sentido. Também foram distribuídas cartilhas informativas com orientações sobre o mosquito e sobre as doenças transmitidas pelo inseto.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas