Ícone do site Jornal da Chapada

Bahia: Operação do Inema na Bacia do São Francisco coíbe pesca predatória

foto6
O período de proteção à reprodução natural dos peixes (Piracema/Defeso), na Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, ocorre anualmente de 1º de novembro a 28 de fevereiro | FOTO: Divulgação/Inema |

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) realizou na última semana, nos municípios de Santa Maria da Vitória, São Felix do Coribe, Santana, Coribe e Jaborandi, a Operação Piracema, que visou a fiscalização ostensiva em rios e barragens da região durante o período de desova e reprodução dos peixes. A ação foi realizada pela Unidade Regional Rio Corrente do Inema, sediada em Santa Maria da Vitória, com o apoio da Associação de Pescadores e Aquicultures de Santa Maria da Vitória e da Bacia do Rio Corrente, da Colônia de Pescadores e da Polícia Militar.

Foram recolhidos nos dois dias de operação todos os tipos de artifícios e instrumentos utilizados na pesca predatória no curso do Rio Corrente e seus afluentes, como por exemplo: redes, anzóis, boias, tarrafas, armadilhas e outros. Todo material apreendido foi incinerado em praça pública. Feito por duas lanchas, o percurso realizado pela equipe ultrapassou os 120 km de águas navegáveis. A operação também teve um caráter educativo, onde muitos ribeirinhos foram abordados e orientados a não pescar de qualquer modalidade durante a piracema e que a fiscalização vai continuar até o final de fevereiro.

O período de proteção à reprodução natural dos peixes (Piracema/Defeso), na Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, ocorre anualmente de 1º de novembro a 28 de fevereiro, sendo estendida a proibição da pesca até 30 de abril nas lagoas marginais, conforme estabelece a Portaria Ibama nº 50, de 05 de novembro de 2007. A prática reduz as populações de peixes antes que elas tenham capacidade de se reproduzir.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas