Ícone do site Jornal da Chapada

Ações do governo da Bahia beneficiam famílias rurais em Wenceslau Guimarães

foto6
Entrega de título de terras no município de Wenceslau Guimarães | FOTO: Divulgação |

Uma plenária com movimentos sociais e segmentos da sociedade no município de Wenceslau Guimarães, no sul do estado, reuniu diversos órgãos do governo da Bahia para a entrega e o anuncio de novas ações para a população rural e da cidade, nesta segunda-feira (29). Com base política na região, o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) acompanhou de perto a atividade em parceria com a prefeitura municipal, administrada pelo prefeito Nestor Vicente (PDT). “Essas ações dos governos estadual e municipal tiveram o empenho do prefeito, o que levou a trazer mais políticas públicas para a cidade, além das emendas parlamentares que deram a oportunidade da prefeitura viabilizar a recuperação de um posto de saúde e uma quadra poliesportiva coberta, que está em fase de construção”, frisa Assunção.

Foram entregues 18 títulos de terra, 50 barracas de feira, e foi assinado o convênio de regularização fundiária, onde uma equipe da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA) vai fazer todo o levantamento da situação do município. “Também foi debatido na plenária, o projeto da agroindústria, abertura de estradas em parceria com o Incra e a prefeitura, estradas vicinais para acesso a assentamentos, áreas de agricultura familiar e de pequenos produtores. A questão da conclusão das emendas parlamentares do deputado Valmir Assunção no município entrou na pauta e vamos acompanhar de perto as obras”, detalha o dirigente nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Evanildo Costa.

Para o prefeito Nestor Vicente, “o título da terra garante cidadania e indica que o projeto político construído nos três anos de sua gestão fez o município crescer e avançar socioeconomicamente”. A plenária em Wenceslau Guimarães contou com a participação de representes da Caixa Econômica Federal, além de Ariosvaldo Souza, da CDA, membros da Companhia de Ação Regional (CAR) e da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), como Renata Rossi. Também participaram o superintendente do Incra, Luiz Gugé, a dirigente estadual do MST, Lucinéia Durães, e a prefeita de Uruçuca, Fernanda Silva.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas