Ícone do site Jornal da Chapada

PF deflagra 24ª fase da Lava Jato com buscas em endereços do ex-presidente Lula

foot6
Segundo a PF, a casa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em São Bernardo do Campo, em São Paulo, e o Instituto Lula são alvos da operação | FOTO: Reprodução/ABr |

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta sexta-feira (4) a 24ª fase da Operação Lava Jato, chamada de Aletheia. O objetivo é dar continuidade às investigações de crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, entre outros praticados por diversas pessoas no contexto do esquema criminoso revelado e relacionado à Petrobras. Em nota, a PF informa que cerca de 200 policiais federais e 30 auditores da Receita Federal cumprem 44 ordens judiciais, sendo 33 mandados de busca e apreensão e 11 mandados de condução coercitiva, quando a pessoa é levada para a delegacia a fim de prestar depoimento e depois é liberada. As medidas estão sendo cumpridas nos estados de São Paulo, do Rio de Janeiro e da Bahia. A operação também inclui buscas em Guarujá, Diadema, Santo André, Manduri e Atibaia.

Segundo a PF, a casa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em São Bernardo do Campo, em São Paulo, e o Instituto Lula são alvos da operação. A operação recebeu o nome de Aletheia em referência a uma expressão grega que significa busca da verdade. Lula é alvo de um dos mandados de condução coercitiva e será levado para prestar esclarecimentos, segundo a Polícia Federal. Perto das 8h40, ele foi levado para o Aeroporto de Congonhas, em um carro descaracterizado, para depor à PF. Às 8h51, ele prestava depoimento dentro do aeroporto. O Instituto Lula disse que vai divulgar uma nota ao longo do dia sobre a operação desta sexta. O Instituto também afirmou que a entidade e o presidente Lula “sempre prestaram todas as informações solicitadas pelas autoridades”.

Confusão em frente à casa do Lula
Manifestantes contra e favoráveis ao ex-presidente Lula estão concentrados em frente à casa dele desde o início do cumprimento de mandados. Pouco antes das 8h, houve uma confusão entre os grupos, que discutiram entre si. Houve agressões. Carros buzinam em frente ao prédio onde Lula mora, em São Bernardo do Campo. Centenas de pessoas também estão nas proximidades da residência do ex-presidente. Carros buzinam em frente ao prédio onde Lula mora, em São Bernardo do Campo. Centenas de pessoas também estão nas proximidades da residência do ex-presidente.Com informações da Agência Brasil e do Portal G1..

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas