Ícone do site Jornal da Chapada

Bahia: Som de Crioulas cheio de dendê, negritude e empoderamento

foto6
Com pouco tempo de divulgação, o grupo já recebeu vários convites para participar de eventos em Salvador | FOTO: Divulgação |

Com objetivo de reforçar o empoderamento das mulheres negras e evidenciar que lugar de mulher é onde ela quiser, inclusive na música, Leomaria Novaes (voz), Leska Leão (percussão), Nanny Santos (percussão) e Queise Caroline (violão) se juntaram para criar o grupo Som de Crioulas, que mescla os ritmos de matriz africana e releituras de canções da Música Popular Brasileira (MPB).

As fundadoras da banda movidas por esse período de manifestos em favor da igualdade de gênero, fortalecimento da figura feminina, e valorização da diversidade cultural, encontraram na arte (música) uma forma de expressar o poder dessa união.

Com pouco tempo de divulgação, o grupo já recebeu vários convites para participar de eventos em Salvador, e promete diversas ações que serão realizadas no decorrer de 2016. O show de estréia da banda está previsto para abril e será uma noite em homenagem às mulheres, com presença de figuras femininas de grande representatividade na capital baiana.

Sobre as integrantes
Leomaria Novaes – Aquariana e dona de uma voz incomparável, Leomaria emana emoção e energia positiva quando canta. É amante de todo tipo de arte, estudante de Psicologia, atriz, poetiza e cantora. Para ela, a Som de Crioulas também é um sonho sendo realizado

Leska Leão – Uma capricorniana cheia de amor, de 22 anos, completamente envolvida no mundo da música! Ela toca percussão desde novinha. É integrante de bloco afro de Salvador e sempre teve como objetivo fazer parte de um grupo só com mulheres negras e empoderadas.

Nanny Sanntos – O interesse pela música surgiu a partir de brincadeiras com o irmão mais velho em casa. Tem 22 anos, aquariana e toca percussão desde os 11 anos. Sua vida transborda melodia, batida, compasso e felicidade. “Sempre acreditei que nós mulheres somos capazes de tudo, inclusive de comandar uma banda.”

Queise Caroline – Estudante de Administração, com 22 anos e escorpiana, Queise se entrega de corpo e alma ao que se propõe. Assim como as outras integrantes, é amante da música e acredita no potencial que a arte tem em questionar e ensinar.

Assista ao primeiro vídeo da Som de Crioulas

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas