Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Detran aborda 452 veículos e autua 134 durante caravana em Jacobina

REPROD
Além das abordagens e das autuações, o Detran ainda atendeu na área educativa, 433 alunos de escolas públicas do município com palestras sobre cidadania | FOTO: Meramente Ilustrativa/Detran |

Em quatro dias de ações educativas e de fiscalização no município de Jacobina, na Chapada Norte, chamou a atenção da Caravana do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) a história do agricultor Rosário de Almeida, de 56 anos. Ele foi abordado durante uma blitz do órgão quando transportava a neta para a escola de moto. Liberado após apresentar a documentação e os equipamentos de segurança, o agricultor relatou um caso comovente.

“Quando minha filha era criança, ela ia para a escola de carroça. Hoje, posso me dar ao luxo de trazer a neta de moto. Quando paro e penso nisso, vejo o quanto as coisas evoluíram e que é indispensável a fiscalização no trânsito. Antes de comprar a moto, tirei a habilitação e a documentação do veículo está toda paga”, afirmou.

Leia também:
Chapada: Ação educativa do Detran movimenta Dia Internacional da Mulher em Jacobina

No total, o Detran contabilizou 452 veículos abordados e 134 autuados em blitzes realizadas com o apoio da Polícia Militar e da Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte. “O maior número de ocorrências em Jacobina foi a falta de habilitação, principalmente entre mototaxistas, o que preocupa muito. Eles colocam em risco a própria vida e a dos passageiros, transitando perigosamente, já que não dominam as leis de trânsito. Por isso, a importância da ação do Detran”, disse o coordenador da operação, capitão Rômulo Rodrigues.

“Acho que devia ter blitz todo dia. Algumas pessoas não entendem, mas isso reflete em nossa segurança”, defendeu a esteticista Janira Oliveira, 32 anos. Autoescolas, clínicas, empresas de vistoria e de placas credenciadas ao Detran foram também fiscalizadas. O órgão ainda monitorou a venda de peças nos ferros-velhos para coibir o comércio ilegal.

A Autoescola Jacobina foi advertida por causa da falta de itens de acessibilidade no local e por usar uma moto sem retrovisor. A empresa recebeu o prazo de 48 horas para regularizar a situação, sob pena de ser notificada e ter as atividades suspensas. Na área educativa, 433 alunos de escolas públicas do município participaram de palestras sobre cidadania e os servidores da 20ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) foram capacitados por instrutores do Detran para melhorar o atendimento à população. As informações são do Detran-BA.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas