Ícone do site Jornal da Chapada

Massa de ar quente e seco mantém temperaturas elevadas em toda a Bahia

foto6
Temperaturas mais amenas são esperadas para algumas localidades, a exemplo das áreas serranas da Chapada Diamantina e Sudoeste | FOTO: Reprodução/Portal Chapada |

As condições do tempo para o próximo final de semana na Bahia continuam sem mudanças significativas. A maioria das regiões permanece influenciada pela massa de ar quente e seco. Com isso, na Chapada Diamantina, Sudoeste e Nordeste, onde a atuação desse sistema é mais evidente, a previsão é de céu parcialmente nublado a claro e com poucas chances de chuvas. Essa condição de céu claro mantém as temperaturas elevadas nessas regiões, com máximas podendo chegar aos 36°C (no Nordeste). No entanto, temperaturas mais amenas são esperadas para algumas localidades, a exemplo das áreas serranas da Chapada Diamantina e Sudoeste, onde as mínimas devem atingir 16°C.

No Recôncavo baiano e Sul, onde essa massa de ar influencia o tempo com menor intensidade, a umidade vinda do Oceano Atlântico contribui para o aumento da nebulosidade, deixando o céu parcialmente nublado. Nas áreas mais próximas ao litoral, onde há maior concentração dessa umidade, poderão ocorrer eventos de chuvas fracas e isoladas, sendo estas mais frequentes no final da noite e início da manhã. As temperaturas nessas regiões permanecem sem variações, com mínimas de até 21°C e máximas podendo chegar aos 34°C.

No Oeste, São Francisco e Norte, também há previsão de chuvas, sendo os altos índices de umidade e temperatura (com máximas de até 36°) os responsáveis pela ocorrência das mesmas. Entretanto, os maiores volumes são esperados para o extremo oeste baiano, próximo à divisa com os estados de Tocantins e Goiás. Na capital baiana e região metropolitana, o predomínio será de céu parcialmente nublado com possibilidade de chuvas, porém de fraca intensidade e mais frequentes no final da noite e inicio da manhã. As temperaturas permanecem estáveis, oscilando entre mínimas de 24°C e máximas de 33°C.

Piatã volta a registrar as menores temperaturas da Bahia neste final de semana | FOTO: Reprodução/Inema |

Maré
Para o período entre os dias 11 (sexta) e 13 (domingo), a maré deverá atingir sua altura máxima no período entre a 5h e às 7h e entre às 17h e às 19h, com valores variando de 1,9 e 3,0 metros. Já as alturas mínimas deverão ser registradas no período entre às 11h e às 13h e entre as 23h e à 1h do dia seguinte, com valores variando de 0,1 a 0,5 metro. As ondas previstas para esse período deverão ter agitação fraca, com altura máxima podendo chegar a 1,0 metro.

Índice de Radiação Ultravioleta
A estação do verão tem com uma de suas características a elevação na incidência da radiação solar e, consequentemente, dos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s), a exemplo dos que estão previstos para os dias 11 (sexta-feira) e 13 (domingo), quando estes Índices deverão variar de 13 a 14.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), tais Índices estão classificados na categoria “Extrema”, o que requer cuidados quanto à exposição prolongados a radiação solar, principalmente, nos horários das 10 às 16h quando os efeitos danosos a saúde são maiores. Assim, recomenda-se o uso de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, o que poderá contribuir para minimizar tais danos. As informações são do Inema.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas