Ícone do site Jornal da Chapada

Salvador: Obras da Concha Acústica do TCA entram na fase final

Visita as obras da Conha Acústica Foto: Elói Corrêa/GOVBA

foo67
O ecotelhado da passarela coberto com gramas, que ajudam a diminuir a temperatura na parte interna, também já está sendo finalizado | FOTO: Divulgação/Secom/GOVBA |

Palco de apresentações marcantes de música, teatro e dança, em breve, a Concha Acústica do Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador, estará novamente à disposição dos artistas e dos apreciadores de grandes espetáculos, com mais conforto, segurança e tecnologia. Novos camarotes, bilheteria e camarins, espaços para lanchonetes e ainda um edifício garagem – com cinco pavimentos e 320 vagas – já foram construídos. A estrutura da passarela, que fica sobre o palco e vai abrigar a cenotécnica e luminotécnica, também já está pronta.

De acordo com o gerente da obra, Carlos Maurício Alves, estas são apenas algumas das novidades do projeto, considerado complexo devido à localização, que fará da concha acústica um dos espaços culturais mais modernos do País. “É uma obra de engenharia considerada complexa por estar sendo edificada ao lado de [imóveis] tombados pelo Iphan [Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional], como o prédio do TCA, a torre dos antigos camarotes e o diamante, que é a concha acústica propriamente dita”.

Ele explicou que “fizemos um corte no morro, de 50 mil metros cúbicos, e uma cortina de concreto armado com 20 metros de altura e 150 metros de comprimento. Tivemos todo o cuidado para não ter nenhum tipo de fissura, recalque ou abatimento no prédio [do TCA]”.

O ecotelhado da passarela coberto com gramas, que ajudam a diminuir a temperatura na parte interna, também já está sendo finalizado. Conforme Alves, o uso sustentável do espaço é um dos destaques do projeto. “A principal característica dessa obra é a preocupação com a parte ‘verde’, […] o telhado verde, utilização de reservatório de reuso para irrigação e preservação de vegetação nativa. Ou seja, criar situações mais econômicas para ter menos desgaste ambiental”.

Ritmo acelerado
Uma grande festa com encontros memoráveis da música baiana e brasileira promete fazer jus à importância cultural da concha e aos investimentos da ordem de R$ 80 milhões viabilizados pelo Governo do Estado para as intervenções. Moraes Moreira, inclusive, já anunciou em suas redes sociais a participação dos Novos Baianos no evento de entrega da concha.

Margareth Menezes esteve no canteiro de obras, na sexta, e viu de perto o avanço dos trabalhos | FOTO: Reprodução/Secom |

Enquanto o grande dia não chega, o show fica por conta dos cerca de 400 profissionais da construção civil que tocam a obra em ritmo acelerado. É um espetáculo de engenharia ao ar livre que tem no elenco talentos como Adriano Sobral, que há 24 anos trabalha montando andaimes. “Está sendo muito importante participar desta obra. A gente está fazendo um empreendimento para Salvador e para a nossa cultura. É uma satisfação trabalhar fazendo a reforma da Concha Acústica. Nosso serviço é uma arte. A cada dia, nós criamos. Nosso trabalho sai da nossa mente e é satisfatório”.

Visita de Margareth Menezes
Com diversas apresentações e até DVDs gravados na concha acústica, Margareth Menezes esteve no canteiro de obras, nesta sexta-feira (11), e viu de perto o avanço dos trabalhos. Após conferir a maquete, ela falou com os operários e enfatizou sua relação com o equipamento cultural. “Me sinto bem à vontade para dizer que aqui é como se fosse a minha casa. O primeiro festival que participei, ainda quando era estudante, foi aqui. Já fui homenageada por ter sido a artista que mais se apresentou na Concha Acústica. Fico muito feliz por isso e também por ver a renovação deste espaço, que é importante pra gente”.

Margareth afirmou ainda que já assistiu a muitos shows da arquibancada, que foi mantida e está sendo recuperada. “Todos os meus colegas [de profissão], todos os artistas amam se apresentar aqui. Não só os da Bahia, mas os de fora também. É um espaço mágico, que o povo gosta. O coração da música da Bahia”.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas