Ícone do site Jornal da Chapada

Mário Hirs assume interinamente a presidência do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia

mário
Hirs vai ocupar o cargo até que o TJ-BA escolha o próximo desembargador a ocupar a vaga de juiz no TRE | FOTO: Divulgação |

O Desembargador Mário Alberto Simões Hirs, que até a semana passada exercia o cargo de vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), assumiu interinamente a Presidência da Corte, que ficou vaga, nesta segunda-feira (14), com o fim do mandato do Desembargador Lourival Almeida Trindade. O presidente em exercício vai ocupar o cargo até que o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), em eleição interna e por voto secreto, escolha o próximo desembargador a ocupar a vaga de juiz no TRE-BA.

No mesmo processo será escolhido também o desembargador que ocupará a vaga de juiz substituto.Como dispõe a Constituição Federal e o Regimento Interno da Corte Eleitoral, dos sete membros que integram o colegiado de juízes do TRE, dois devem ser desembargadores oriundos do TJ. Destes dois, um exercerá sempre o cargo de presidente, após eleição entre os pares na própria Corte Eleitoral. Fica reservado automaticamente ao segundo o cargo de vice.

Como a escolha do próximo Presidente vai depender da votação interna no TRE, que escolherá o vencedor entre os dois desembargadores integrantes da Corte, há a possibilidade de o próprio Desembargador Mário Hirs ser o eleito e continuar no cargo, desta vez como o Presidente efetivo. A eleição só será realizada assim que o novo Desembargador indicado pelo TJ tomar posse. Do site Política Livre.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas