Ícone do site Jornal da Chapada

Artistas da Palavra têm até o dia 18 para se inscrever no cadastro que abrange os 27 territórios de identidade

foto67
O projeto foi lançado pelo secretário de Cultura do Estado da Bahia, Jorge Portugal | FOTO: Reprodução |

As inscrições para o Mapa da Palavra.BA serão prorrogadas para o dia 18 de março, sexta-feira. Projeto desenvolvido pela Coordenação de Literatura/Dirart da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), o mapeamento teria inscrições finalizadas neste dia, 14 de março, às 23h59. Diante da maior procura, nos últimos dias, foi estendido o prazo para inscrições, reforçando o objetivo de cadastrar e identificar o maior número possível de artistas da palavra nos 27 territórios de identidade da Bahia e de autores baianos que vivem fora do Estado.

O projeto foi lançado pelo secretário de Cultura do Estado da Bahia, Jorge Portugal, durante a Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), que aconteceu de 14 a 18 de outubro. O anúncio aconteceu no dia 16 de outubro, na abertura da mesa Versos Diversos. “Esse mapeamento é fundamental para conhecermos quem faz a nossa cultura e, a partir daí, aprimorar nossas políticas públicas em uma área tão importante como a Literatura. Iremos identificar escritores, poetas, cronistas, recitadores e cordelistas que encantam através da palavra”, afirmou Jorge Portugal. O Mapa da Palavra.BA iniciou no dia 16 de outubro a etapa de cadastramento.

“O Mapa da Palavra.BA busca abarcar a literatura em sua complexidade, incluindo perspectivas artísticas, econômicas, sociais, entre outras, para conhecer esta realidade mais aprofundadamente e, a partir daí, propor metas e estratégias ao Plano Setorial de Literatura do Estado. Para isso, é imprescindível conhecer o segmento a partir das informações coletadas de seus criadores e fazedores”, destaca Fernanda Tourinho, Diretora da FUNCEB. Após o período de inscrições, as próximas etapas são a seleção das produções literárias e o lançamento da plataforma virtual do projeto, com biografias e produções literárias dos artistas da palavra. Na sequência, serão realizadas quatro publicações virtuais e/ou impressas das obras de artistas selecionados.

O mapeamento surgiu a partir das experiências de outras linguagens artísticas, na Funceb, e da necessidade de compreender, de forma mais sistemática, como o setor da Literatura tem feito suas produções e, conseqüentemente, quais seriam as políticas de fomento à Literatura que poderiam ter maior eficácia.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas