Ícone do site Jornal da Chapada

Previsão de chuva em parte da região da Chapada Diamantina nos próximos dias

foto67
Já temperaturas mais amenas estão previstas para as áreas serranas da Chapada Diamantina e Sudoeste, onde as mínimas poderão chegar aos 16°C | FOTO: Reprodução/Márcio Bacelar |

As condições do tempo na Bahia, previstas para os próximos dias, permanecem sem grandes mudanças, principalmente em relação às chuvas, que se mantém reduzidas em praticamente todas as regiões. Ainda assim, na faixa centro-leste do Estado, que inclui o Recôncavo baiano, Sul, Nordeste e parte do Sudoeste e Chapada Diamantina, devido à umidade vinda do Oceano Atlântico, há possibilidade de ocorrer chuvas. No entanto, estas deverão ser de fraca intensidade e de curta duração e mais frequentes durante a noite e inicio da manhã.

Por outro lado, na faixa centro-oeste e norte, que abrange o Oeste, São Francisco, Norte e setor oeste da Chapada Diamantina e Sudoeste, quem continua predominando é a massa de ar quente e seco, deixando o céu ensolarado na maior parte do período. Mesmo assim, em algumas localidades do extremo oeste (próximo à divisa com os estados de Tocantins e Goiás), devido aos altos índices de umidade e temperatura, não se descarta a ocorrência de chuvas isoladas.

As temperaturas permanecem elevadas em todo o Estado, sendo nas regiões Nordeste, Norte, São Francisco e Oeste onde são esperados os maiores índices, com máximas variando de 34°C a 36°C. Já temperaturas mais amenas estão previstas para as áreas serranas da Chapada Diamantina e Sudoeste, onde as mínimas poderão chegar aos 16°C. Para a capital baiana e região metropolitana, onde as temperaturas permanecem sem mudanças (oscilando entre mínimas de 24°C e máximas de 32°C), o predomínio será de céu parcialmente nublado com possibilidade de chuvas fracas e passageiras.

A estação do verão tem com uma de suas características a elevação na incidência da radiação solar e, consequentemente, dos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s), a exemplo dos que estão previstos para os dias 17/03 (quinta-feira) e 18/03/2016 (sexta-feira), quando deverá predominar Índices de valor 13. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), tais Índices estão classificados na categoria “Extrema”, o que requer cuidados quanto à exposição prolongados a radiação solar, principalmente, nos horários das 10 às 16 horas quando os efeitos danosos a saúde são maiores. Assim, recomenda-se o uso de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, o que poderá contribuir para minimizar tais danos. As informações são do Inema.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas