Ícone do site Jornal da Chapada

Partidos de oposição a Dilma planejam rodízio para acelerar impeachment

Antonio Imbassahy (PSDB-BA) |FOTO: Divulgação|

foto60
Antonio Imbassahy é líder da oposição na Câmara dos Deputados | FOTO: Reprodução |

Para acelerar o andamento do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, partidos de oposição anunciaram que vão se organizar para dar quórum na Câmara às sextas e segundas-feiras, dias em que tradicionalmente não há trabalhos na Casa. Segundo os líderes partidários, será montado um esquema de rodízio entre os parlamentares para garantir a abertura de sessões com o quórum mínimo de 51 presentes.

“Quem tem pressa é o povo brasileiro”, justificou o líder do PSDB, Antonio Imbassahy (BA). Com a criação da comissão processante, a presidente da República terá 10 sessões para apresentar sua defesa. O relator, que será eleito nesta quinta (17), terá outras cinco sessões para entregar um parecer. Dilma será notificada ainda nesta quinta (17), pelo primeiro-secretário da Mesa Diretora, deputado Beto Mansur (PRB-SP), sobre a criação da comissão especial do impeachment.

Os partidos de oposição estão empenhados agora em levar, o mais rápido possível, o julgamento da presidente Dilma ao plenário. Empolgados com a criação da comissão, os parlamentares prometem pressionar para que os trabalhos sejam acelerados. “Não vamos brincar em serviço”, disse o líder do DEM, Pauderney Avelino (AM). Em outra frente de atuação para afastar a petista do cargo, os oposicionistas anunciaram uma representação na Procuradoria Geral da República (PGR) pedindo a abertura de inquérito contra a presidente.

Para a oposição, a petista pode ser enquadrada na prática de crimes de prevaricação, fraude processual e favorecimento pessoal ao nomear o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como ministro-chefe da Casa Civil. Se houver denúncia da PGR ao Supremo Tribunal Federal (STF), os oposicionistas acreditam que a petista poderá ser afastada. Nesta tarde, eles lembraram que até o vice-presidente Michel Temer, líder nacional do PMDB, deixou de participar da cerimônia de posse mais cedo em sinal de desaprovação ao governo. Com informações da Agência Estado.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas