Ícone do site Jornal da Chapada

Baiano que construiu sua própria máquina voadora é tema de filme

cultura
O filme será lançado no dia 21 de abril, em Salvador | FOTO: Reprodução/Milena Palladino |

Cultivado por pessoas de diferentes épocas e lugares, o sonho de voar está no centro de “Astrogildo e a Astronave”, mais nova produção da Voo Audiovisual. Dirigido por Edson Bastos, o curta-metragem é livremente inspirado na história de Astrogildo Andrade Santos, morador de Ipiaú que atraiu a atenção da cidade com seu helicóptero de motor moto-contínuo. O filme será lançado no dia 21 de abril, às 20h30, no Cinema do Museu (Vitória), em sessão com acesso gratuito.

Com duração de 18 minutos, o curta dá um destino inusitado ao inventivo protético que foi a grande atração da Exposição Agropecuária de Ipiaú de 1970, quando testou a aeronave que construiu no quintal de casa. Feito de alumínio e equipado com volante e banco de uma Kombi, o helicóptero seria alimentado por um motor capaz de reutilizar indefinidamente a energia gerada por seu próprio movimento.

Embora a família afirme que ele nunca alçou voo, não faltam moradores que afirmem tê-lo visto decolar. Fotos da época mostram Astrogildo, falecido em 2001, dentro do equipamento em terra. Dividindo as locações com Salvador, a cidade de Ipiaú terá sua própria sessão de lançamento, que acontece dia 30 de abril, às 20h, na Praça Rui Barbosa. O filme foi viabilizado pelo Edital Setorial de Audiovisual de 2013, promovido pela Secretaria de Cultura e pela Fundação Cultural do Estado da Bahia. As informações são da Secult.

SERVIÇO
O quê: Astrogildo e a Astronave
Quando: 21/04
Horário: 20h30 (ingressos disponíveis a partir das 20h)
Local: Cinema do Museu (Av. Sete de Setembro, 2195, Vitória – Tel: 3336-3498)
Capacidade: 124 lugares
Entrada gratuita

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas