Ícone do site Jornal da Chapada

PMDB da Bahia entra com representação para expulsar Kátia Abreu do partido

geddel
Assinado pelo presidente do PMDB baiano, Geddel Vieira Lima, os peemedebistas querem que a comissão de ética do partido julgue a ministra com base no Código de Ética da legenda | FOTO: Reprodução |

A Executiva do PMDB da Bahia ingressou na segunda (4) com representação por infidelidade partidária na Executiva Nacional do partido propondo como medida cautelar a suspensão da filiação da senadora e ministra da Agricultura Kátia Abreu (PMDB-TO) e a posterior expulsão dela dos quadros do PMDB “por afronta à deliberação da suprema plenária do Diretório Nacional’’ que, em 29 de março aprovou, por aclamação, a saída do governo federal de todos os filiados do partido. Segundo a representação dos peemedebistas baianos, a ministra Kátia Abreu está tentando desestabilizar o partido. “Se recusou a entregar o seu cargo de ministra da Agricultura, fazendo pouco caso do quanto deliberado, desobedecendo até não mais poder tal questão considerada fundamental e histórica para o PMDB”, diz trecho da representação.

Os autores da representação afirmam que a ministra vem destilando seu apego ao cargo ao dar entrevistas e postar no Twitter frases como: “Não estou em saia justa, tenho plena consciência das pressões e contrariedades”, “os interesses sempre tem raízes mais profundas do que as convicções”, “continuaremos no governo e no PMDB”. “A representada foi flagrada tentando desestabilizar o partido, passando um furo de notícia para a imprensa que a mesma estava a liderar movimento supostamente bem-sucedido junto aos demais ministros no governo federal filiados ao PMDB para continuar no cargo sem desfiliação alguma, em mais um ato seu de obstruir a eficácia da decisão plenária do Diretório Nacional”, diz outro trecho do documento.

Assinado pelo presidente do PMDB baiano, Geddel Vieira Lima, os peemedebistas querem que a comissão de ética do partido julgue a ministra com base no Código de Ética da legenda e aplique à senadora a sanção disciplinar de expulsão do PMDB com o cancelamento da sua filiação ao partido. Além da ministra Kátia Abreu, o partido tem mais cinco ministros no governo federal. O único peemedebista que já deixou o cargo de ministro foi Henrique Eduardo Alves, que era ministro do Turismo. Da Agência Brasil.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas