Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Aproveite o circuito cultural, além das belezas naturais do Vale do Capão

capao
Festivais entram no roteiro de turistas durante o ano no Vale do Capão | FOTO: Divulgação |

O Vale do Capão, como é mais conhecido o distrito de Caetê-Açu, em Palmeiras, na Chapada Diamantina, é um local de belezas naturais ímpares, no entanto há muito mais por trás desse local. A cultura está sempre presente, seja no circo, nas ruas com os artistas se apresentando pelas vias da vila, ou nos festivais de música. Estes eventos, tanto o já veterano Festival de Jazz do Capão, quanto o novato Festival de Reggae, entraram no calendário daqueles que sempre visitam o lugar, como também dos que nunca puderam sentir a energia do vale e aproveitam os festejos para curtir.

O primeiro festival acontece, geralmente, todo mês de setembro e já levou grandes nomes da música, como Danilo Caymmi, Joatan Nascimento, Hermeto Pascoal, João Bosco, Ivan Lins e o mestre Naná Vasconcelos, que faleceu este ano. Além das apresentações sempre há oficinas e workshops sobre música com os artistas convidados. Já o Festival de Reggae do Capão aconteceu pela primeira vez em outubro do ano passado, com a ajuda de internautas que “bancaram” o evento com doações.

Leia também:
Turismo: Conheça atrativos e belezas naturais da região da Chapada Diamantina

Confira algumas imagens do Vale do Capão:

1 / 16

Lugar na História
O Capão era habitado por povos indígenas antes do início da colonização portuguesa da região, no século XVI. Em 1818, passou a pertencer à sesmaria de um residente de Mucugê. Nesse período, a construção da Estrada Real na região marcou a primeira intervenção brasileira.

Por volta de 1860 iniciou a produção de café, cultura que continua no distrito. O Capão Grande também prosperou durante a época da exploração de diamantes, tendo seu auge econômico continuado pela produção de café de boa qualidade. De 1910 até 1970, porém, o povoado entrou em franca decadência, chegando a perder sua subdelegacia, sendo esquecida pela sede devido ao afastamento de políticos locais notórios baseados lá. Jornal da Chapada com informações do blog A Magia da Chapada Diamantina.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas