Ícone do site Jornal da Chapada

China quer virar potência mundial no futebol até o ano de 2050

foto67
A seleção chinesa disputou apenas uma Copa do Mundo, a de 2002, na Coreia do Sul e no Japão, na qual perdeu todas as suas partidas pela primeira fase | FOTO: Reprodução |

De acordo com informações do Portal Terra, o governo da China quer se tornar uma potência mundial no futebol até 2050. Para tanto, o atual presidente, Xi Jinping, que tem o futebol como esporte favorito, lançou esta semana um programa que tem como meta justamente colocar em prática um plano que prevê três fases de crescimento deste esporte no país. A ação foi elaborada pela Comissão Nacional de Reforma e Desenvolvimento, principal órgão de planejamento econômica, para que na metade deste século a China já esteja na elite futebolística.

Conforme dados, a primeira fase, até 2020, prevê o desenvolvimento do futebol de base para que em todo o país haja 20 mil escolas de futebol e “mais de 30 milhões de estudantes de ensino fundamental e médio joguem frequentemente este esporte”, segundo o texto do plano. Várias equipes europeias, como Real Madrid e Barcelona, têm escolas de futebol na China, sobretudo em grandes cidades, embora o programa nacional preveja estender estas iniciativas a todo o país.

Na segunda fase do plano, de 2021 a 2030, a China espera que seu futebol feminino volte a ser um dos melhores do planeta (em 1999 sua seleção foi vice-campeã mundial, mas depois caiu de nível) e o masculino seja pelo menos um dos melhores da Ásia. Na terceira fase, de 2030 a 2050, o país “irá com força máxima para alcançar o objetivo de ser uma das melhores nações do mundo”, ressalta o plano da comissão nacional, equivalente a um Ministério do Desenvolvimento.

A seleção chinesa disputou apenas uma Copa do Mundo, a de 2002, na Coreia do Sul e no Japão, na qual perdeu todas as suas partidas pela primeira fase – foi inclusive goleada pelo Brasil por 4 a 0. Nos últimos anos, as autoridades tentaram melhorar a qualidade do futebol local com grandes injeções financeiras nos clubes, que realizaram contratações com valores comparáveis aos de grandes campeonatos europeus. As informações são do Portal Terra.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas