Ícone do site Jornal da Chapada

Previsão de tempo chuvoso para a faixa leste da Chapada Diamantina

foto6
As temperaturas continuam elevadas (com máximas de até 34ºC), favorecendo na ocorrência dessas chuvas, principalmente, no final da tarde e decorrer da noite | FOTO: Portal Rius |

As condições do tempo na Bahia não terão mudanças significativas para os próximos dias. Ainda estão previstas chuvas, sobretudo na faixa centro-leste do Estado, que inclui as regiões Sudoeste, Nordeste, Recôncavo, Sul e setor leste da Chapada Diamantina. Essa situação se deve a presença da umidade vinda do Oceano Atlântico, o que contribui para o aumento da nebulosidade e, consequentemente, das chances de ocorrer chuvas. No entanto, estas serão de fraca intensidade e mais frequentes nas localidades próximas ao litoral do Recôncavo baiano que inclui a cidade de Salvador e região metropolitana.

As temperaturas continuam elevadas (com máximas de até 34ºC), favorecendo na ocorrência dessas chuvas, principalmente, no final da tarde e decorrer da noite. Por outro lado, temperaturas mais amenas são esperadas nas áreas serranas do Estado, onde as mínimas poderão atingir os 17ºC. Já no Norte, São Francisco e Oeste, onde deverão ser registradas as maiores temperaturas (máximas de até 37°C), o predomínio será de céu parcialmente nublado a claro, devido à permanência da massa de ar quente e seco. Ainda assim, em algumas localidades do extremo norte dessas áreas, há possibilidade de ocorrer chuvas fracas a qualquer hora do dia.

Os Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s), previstos para os dias 12/04 (terça-feira) e 13/04/2016 (quarta-feira), deverão variar de 10 a 12. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), tais Índices estão classificados na categoria “Extrema”, o que requer cuidados quanto à exposição prolongados a radiação solar, principalmente, nos horários das 10 às 16 horas quando os efeitos danosos à saúde são maiores. Assim, recomenda-se o uso de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, o que poderá contribuir para minimizar tais danos. As informações são do Inema.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas